in

Hackers vazam código fonte do Windows NT 3.5 e o Xbox

Até que ponto isso representa risco para a empresa?

Hackers vazam código fonte do Windows NT 3.5 e o Xbox

Não faz muito tempo, a Free Software Foundation cobrou publicamente a Microsoft para que divulgasse o código-fonte do Windows 7 após a retirada de seu suporte. Porém, agora, mesmo involuntariamente, hackers vazam na Internet o código-fonte do Windows NT 3.5 e o Xbox original.

De acordo com o site The Verge, o vazamento ocorreu de fato. Por enquanto, a Microsoft só informa que está investigando o caso. O código fonte apareceu online no início de maio. Aqui mesmo já mostramos que recentemente a especulação era de vazamento do Office e do próprio Windows 10.

De acordo com relatos da imprensa internacional, um hacker teve acesso a pelo menos 63,2 GB de puro código fonte da Microsoft, e isso inclui os principais produtos da empresa como o Microsoft Office, Windows e até o Azure.

O que exatamente vazou e como ele pode ajudar a comunidade

Xbox Original

Em relação ao Xbox, além de seu sistema operacional, que inclui o icônico Dashboard, também vazou o kit de desenvolvimento do Xbox, as ferramentas de emulação e os documentos internos. Isso, se até o momento não estava nas mãos dos desenvolvedores de emuladores, poderia ajudar a refiná-los. No entanto, é provável que, antes de vazar, eles estejam nas mãos da Microsoft há muito tempo.

Atualmente, apenas 40 dos 900 jogos neste console podem ser emulados de maneira limitada. Isso se explica pelo fato de os emuladores da primeira geração de consoles da Microsoft não terem sido aperfeiçoados. Isso devido à dificuldade que isso implica, apesar do fato de o Xbox original usar a arquitetura x86. O processador escolhido foi baseado no Pentium III.

Hackers vazam código fonte do Windows NT 3.5 e o Xbox

Quanto ao Windows NT 3.5, estamos falando da segunda versão deste sistema operacional, lançada em 1994, e cujo suporte, com o Windows NT 3.51, durou até 2001. A partir dele, as ferramentas de desenvolvimento e o código-fonte de uma versão próxima à final. Atualmente, não é um código muito relevante, mas seria diferente se o Windows 2000 e NT 4 ainda estivessem ativos, pois eram muito baseados nele.

Até agora, a Microsoft lançou o código fonte de muitas ferramentas, incluindo o MS-DOS 1.25 e 2.0, que desde 1983 não são realmente comparáveis ao NT 3.5. Quanto ao software, existe o Word 1.1A e, recentemente, os PowerToys, o Terminal do Windows ou a Calculadora do Windows.

Genbeta

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Samsung fez um Galaxy S20 para os militares

Samsung fez um Galaxy S20 para os militares

Oracle lançou máquina virtual GraalVM 20.1

Oracle lançou máquina virtual GraalVM 20.1