Notícias

26/07/2021 às 12:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Haiku R1 Beta 3 lançado como sucessor do BeOS

Haiku R1 Beta 3 lançado como sucessor do BeOS

Demorou mas continua seguindo em frente a evolução do sistema operacional Haiku. Assim, um ano após o Haiku R1 Beta 2, o terceiro beta deste lançamento inaugural do sistema operacional de código aberto Haiku já está disponível para teste. O Haiku continua sendo o projeto de sistema operacional de código aberto que já dura cerca de duas décadas para avançar como o sucessor do BeOS.


O Projeto Haiku anunciou esta semana o lançamento do Haiku R1 Beta 3. O Haiku R1 Beta 3 inclui trabalho em toda a pilha do sistema operacional com todas as mudanças feitas no ano passado, incluindo instalação e armazenamento, incontáveis melhorias de driver de hardware, várias atualizações de aplicativos de software , maior compatibilidade POSIX, muitas correções de bugs, atualizações de tradução e muito mais.

O Projeto Haiku, seus desenvolvedores e membros da equipe anunciaram que o sistema operacional Haiku lançou seu terceiro lançamento beta, versão R1 / Beta3, em 25 de julho de 2021. A versão R1B3 continua a tendência de lançamentos mais frequentes para fornecer aos usuários e desenvolvedores uma plataforma estável para trabalhar.

Este lançamento combina o melhor da história do Haiku como um sucessor espiritual do BeOS e o trabalho árduo de uma comunidade apaixonada. Ele fornece vários novos recursos e melhorias de desempenho que tornam o Haiku ainda melhor.

Haiku R1 Beta 3 lançado como sucessor do BeOS

Haiku R1 Beta 3 lançado como sucessor do BeOS

A versão beta 3 inclui a nova tradução para o tcheco para o sistema e aplicativos agrupados. Com esta adição, o Haiku agora está disponível em 28 idiomas diferentes. O Projeto Haiku agradece àqueles que dedicaram seu tempo para garantir que o Haiku esteja disponível em uma ampla variedade de idiomas para que o sistema operacional possa ser usado em todo o mundo.

O WebKit, o backend do navegador da web integrado desenvolvido pela equipe do Haiku, WebPositive, recebeu várias melhorias importantes. Isso fornece uma boa base para melhorias futuras, bem como uma navegação aprimorada e experiência de renderização de site no WebPositive, que os desenvolvedores continuarão a se concentrar no próximo lançamento, Beta 4, e conforme o Haiku se aproxima de seu primeiro lançamento inicial, R1.

Entre o trabalho do driver de hardware está a atualização de mais código de rede do FreeBSD, melhor cobertura de driver de áudio junto com armazenamento em massa e USB e melhor desempenho em placas de vídeo NVIDIA. O foco da GPU NVIDIA, entretanto, tem sido em placas da série GeForce 6000 mais antigas.

Downloads e mais detalhes sobre o aguardado lançamento do Haiku R1 Beta 3 via Haiku-OS.org.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.