A AMD enviou os primeiros patches de driver gráfico de kernel Linux de código aberto para habilitar o mecanismo gráfico “GFX 11.5”. O GFX11 tem sido o bloco gráfico para processadores gráficos RDNA3, enquanto agora os primeiros sinais de “GFX11.5” apareceram para uma atualização RDNA3, APUs de última geração ou o que poderia acabar sendo RDNA4 – RDNA e RDNA2, por exemplo, eram ambos parte da família GFX10. Portanto, a AMD envia patches de driver gráfico para Linux para “GFX 11.5”.
Enquanto isso, há rumores sobre se uma “atualização” do RDNA3 viria ou não, com algumas sugestões de que não. Este suporte GFX11.5 pode ser para as supostas APUs Zen 4 da série Ryzen 8000 com o codinome “Strix Halo”, onde alguns relatórios apontam para eles com uma GPU “RDNA3.5”. Na verdade, essa criação do GFX11.5 para APUs da série Ryzen 8000 pode ser o cenário mais provável, especialmente com essa série inicial de patches não sendo muito invasiva em comparação com o suporte atual do GFX11.
No mês passado, relatei que a AMD começou a habilitar novos blocos de IP de GPU para hardware ainda a ser lançado. No entanto, sua moderna estratégia de habilitação de driver bloco a bloco tornou mais difícil verificar as especificidades do produto da próxima geração em comparação com os dias da grande série de patches monolíticos marcados por codinomes coloridos de peixes. No mês passado, várias novas versões de IP foram adicionadas, embora esta seja a primeira atualização que vimos para o suporte GFX11.
AMD envia patches de driver gráfico para Linux para “GFX 11.5”
Os patches de totalizam 46,5 mil linhas de novo código, mas a grande maioria são os arquivos de cabeçalho gerados automaticamente para a nova revisão. Apenas algumas dezenas de linhas de mudanças reais no código do driver são apresentadas para o driver AMDGPU em comparação com os caminhos de código AMDGPU GFX11 existentes.
De qualquer forma, é bom ver a AMD lançando esse suporte de driver de código aberto mais cedo e, como está agora, provavelmente é um trabalho inicial para as APUs da série Ryzen 8000. Dado o momento em que esses patches foram publicados hoje e agora após o período 6.5-rc6, onde normalmente é o limite para o novo código de recurso, esses patches podem perder o pouso para o próximo ciclo do kernel v6.6, mas podem estar prontos para fundindo-se no final do ano com o Linux v6.7 junto com qualquer outro novo código de ativação.Além do trabalho com o driver gráfico, os engenheiros da AMD Linux nas últimas semanas também começaram com outras preparações do AMD Zen 5/Family 1Ah para o kernel do Linux.