Intel descontinua projeto de codificador H.265/HEVC de código aberto e de alta velocidade

Logo da Intel com fundo azul, representando as inovações tecnológicas da empresa, como o suporte ao SNC6 no Linux 6.13.

Como parte da iniciativa Scalable Video Technology (SVT) da Intel, eles desenvolveram o SVT-HEVC como um codificador de vídeo H.265/HEVC de alto desempenho licenciado pela BSD, otimizado para processadores Xeon Scalable e Xeon D. Mas recentemente eles mudaram de rumo e o projeto foi oficialmente descontinuado.

Com a nova versão do SVT-AV1 2.2, fiquei curioso sobre o SVT-HEVC em não ver nenhum novo lançamento há algum tempo…

Acontece que a Intel encerrou oficialmente o SVT-HEVC. O projeto SVT-AV1 há algum tempo já estava voltado para o projeto Alliance for Open Media (AOMedia) e um de seus principais mantenedores havia se juntado à Meta vindo da Intel há dois anos.

O SVT-AV1 continua se destacando muito fora das fronteiras da Intel, mas o SVT-HEVC (e o SVT-VP9) permaneceram projetos de código aberto da Intel, mas pelo menos oficialmente o SVT-HEVC terminou.

Intel descontinua projeto de codificador H.265/HEVC de código aberto e de alta velocidade

O SVT-HEVC não tinha visto um novo lançamento desde 2021 e já existem vários codificadores H.265 de código aberto por aí, como x265 e Kvazaar. Mas, a partir de algumas semanas atrás, o SVT-HEVC upstream foi descontinuado. O repositório GitHub foi colocado em um estado somente leitura e o aviso de descontinuação diz:

“DESCONTINUAÇÃO DO PROJETO

Este projeto não será mais mantido pela Intel.

A Intel cessou o desenvolvimento e as contribuições, incluindo, mas não se limitando a, manutenção, correções de bugs, novas versões ou atualizações, para este projeto.

A Intel não aceita mais patches para este projeto.

Se você tem uma necessidade contínua de usar este projeto, está interessado em desenvolvê-lo de forma independente ou gostaria de manter patches para a comunidade de software de código aberto, crie seu próprio fork deste projeto.”

Mas, como mencionado com outras ótimas alternativas como x265 e Kvazaar por aí, este é provavelmente o fim do SVT-HEVC, embora tenha tido um desempenho excelente em servidores Intel Xeon – bem como AMD EPYC e outros hardwares x86_64.

Enquanto isso, o SVT-VP9 não tem nenhum aviso de descontinuação no momento. O repositório SVT-VP9 GitHub permanece sob a conta Open Visual Cloud da Intel, embora não tenha visto nenhum novo commit em quatro meses e a última versão marcada tenha sido em 2020.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile