Para resolver um problema “estúpido”, o desenvolvedor do Linux, Linus Torvalds sugere desativar recurso fTPM da AMD. O criador e principal desenvolvedor do kernel Linux, Linus Torvalds, expressou sua frustração com o Firmware Trusted Platform Module ‘fTPM’ da AMD.
Em uma lista de discussão recente para o kernel de código aberto, Torvalds descreveu o fTPM como ‘crud’ e sugeriu que a melhor coisa a fazer seria desativá-lo para a geração de números aleatórios de hardware. Ele também pediu aos colegas desenvolvedores Linux que usem a instrução CPU RDRAND para a(s) mesma(s) tarefa(s) porque ela não causa os mesmos problemas que o fTPM.
De uma maneira caracteristicamente franca, Torvalds disse a seus colegas para “desativar a coisa estúpida do fTPM HWRND”, já que as correções que foram lançadas foram amplamente ineficazes. Quanto à mudança para RDRAND, Torvalds observou que pode ser relativamente mais lento do que o fTPM, mas disse que ainda prefere porque pelo menos será livre de interrupções.
Linus Torvalds sugere desativar recurso fTPM “estúpido” da AMD para resolver um problema
A explosão de Torvald ocorre meses depois que surgiram relatos de que o gerador de números aleatórios fTPM tem um bug irritante que afeta usuários de Windows e Linux. Embora os problemas com os sistemas Windows tenham sido relatados no ano passado, os problemas com o Linux surgiram em fevereiro. O patch do kernel que se seguiu aparentemente não corrigiu totalmente o firmware com bugs, resultando em problemas persistentes para alguns usuários.
A principal reclamação é um problema de gagueira que parece afetar os PCs equipados com uma variedade de processadores Ryzen. Acredita-se que tenha sido resolvido no início deste ano com a introdução de uma solução alternativa incorporada ao Linux 6.3-rc2, e a correção também foi portada para kernels anteriores. No entanto, alguns dos problemas persistiram, com os usuários ainda relatando problemas de gagueira em sistemas Ryzen recentes.
O gatilho mais recente para Torvalds, no entanto, parece ter sido um novo relatório de bug que sugere que o problema afeta as CPUs Rembrandt da AMD, mesmo ao executar o firmware mais recente. Alguns usuários também contataram a Asus para uma atualização do BIOS para desativar o fTPM, apenas para que possam se livrar da gagueira irritante. Muitos também estão questionando se foi uma boa ideia habilitar o recurso globalmente para todos em primeiro lugar, sem um parâmetro do kernel para desativá-lo apenas no caso de situações como essa.
Não está imediatamente claro o que a AMD está fazendo para resolver o problema, mas esperamos que o envolvimento direto de Torvalds sirva como um catalisador para a empresa levar esse bug a sério e resolvê-lo o mais rápido possível.