Após o lançamento do Linux 6.3-rc2 neste final de semana, que traz uma solução alternativa para gagueira do sistema em alguns sistemas AMD Ryzen, essa solução alternativa foi rapidamente portada para o Linux 6.1 LTS e 6.2 série estável desde segunda-feira. Portanto, os kernels Linux 6.1.19 LTS e 6.2.6 foram lançados com solução alternativa de travamento do sistema AMD.
Com os lançamentos do Linux 6.1.19 e Linux 6.2.6 de agora, existem apenas alguns patches com a mudança mais notável sendo o back-port para o sistema AMD Ryzen gaguejando. Conforme explicado no artigo de domingo e ao trazer à tona o problema do Linux no mês passado, desde o Linux 6.1, houve relatos de “gagueira do sistema” em alguns sistemas AMD Ryzen com firmware fTPM desatualizado.
Linux 6.1.19 LTS e 6.2.6 lançados com solução alternativa de travamento do sistema AMD
Era um problema conhecido no Windows no ano passado, mas só se tornou um problema no Linux desde 6.1, quando o gerador de números aleatórios de hardware do AMD ftPM (HWRNG) começou a ser usado por padrão. A AMD lançou firmware atualizado para evitar o problema no ano passado, mas nem todos os sistemas/placas-mãe Ryzen receberam firmware atualizado ou, em alguns casos, os usuários simplesmente não aplicaram as atualizações ainda.
A solução alternativa no Linux 6.3-rc2 e agora nas séries 6.1 e 6.2 é simplesmente desabilitar o gerador de números aleatórios de hardware quando em versões conhecidas do fTPM que exibem esse problema.
Portanto, se você estiver enfrentando problemas intermitentes de travamento do sistema no Linux 6.1+, atualize para a versão mais recente dessa solução alternativa se não tiver atualizações de firmware do sistema disponíveis.
Linux 6.3-rc2 apresenta solução alternativa de travamento para PCs AMD Ryzen devido ao fTPM RNG
Desde o kernel Linux 6.1, vários usuários relataram problemas de travamento do sistema ao usar sistemas AMD Ryzen modernos. Isso foi semelhante a um problema de “intermitência do sistema” que a AMD divulgou no ano passado para Windows 10 e Windows 11, enquanto agora para o Linux 6.3-rc2, uma solução alternativa está finalmente sendo mesclada que, por sua vez, também será retroportada para a série de kernel estável .
A gagueira do sistema no Windows no ano passado e agora no Linux com kernels 6.1+ foi atribuída a transações de memória relacionadas ao fTPM na memória flash SPI que podem levar a pausas temporárias na interatividade ou capacidade de resposta do sistema. Depois de mais de um mês indo e voltando sobre a solução alternativa do kernel do Linux, esta noite, pouco antes da iminente marcação do Linux 6.3-rc2, uma solução alternativa foi mesclada.
O engenheiro do AMD Linux, Mario Limonciello, viu sua solução alternativa mesclada para desativar o gerador de números aleatórios de hardware para o fTPM em designs AMD selecionados.