Huawei anuncia seu sistema HarmonyOS

Por Redação SempreUpdate 3 minutos de leitura

A Huawei iniciou sua conferência anual de desenvolvedores hoje e anuncia seu sistema HarmonyOS. A nova plataforma de código aberto é ostensivamente o nome final do seu sistema operacional Hongmeng OS.

O HarmonyOS é

o primeiro SO distribuído baseado em microkernel para todos os cenários, disse o CEO Richard Yu, aos participantes da Huawei Developer Conference.

A nova plataforma suporta smartphones, alto-falantes inteligentes, computadores, smartwatches, fones de ouvido sem fio, carros e tablets. De fato, Yu diz que a plataforma suporta tamanhos de RAM que variam de kilobytes a gigabytes. Curiosamente, a Huawei diz que o HarmonyOS não suporta o acesso root.

O CEO da Huawei também observou que a plataforma irá eventualmente suportar uma gama de aplicativos, notando especificamente que o HTML5, o Linux e, crucialmente, os aplicativos para Android serão compatíveis.

Todos poderão rodar em nosso sistema operacional no futuro, diz Yu.

Contudo, Yu acrescentou que o compilador ARK usado no desenvolvimento de aplicativos do HarmonyOS também suportará Kotlin, Java, Javascript, C e C++.

O HarmonyOS 1.0 será adotado pela primeira vez em seus produtos de tela inteligente. Eles devem ser lançados ainda este ano. Nos próximos três anos, o HarmonyOS será otimizado e gradualmente adotado em uma ampla gama de dispositivos inteligentes, incluindo wearables, Huawei Vision e painel para o seu carro, segundo um trecho de um comunicado de imprensa enviado por e-mail.

E quanto ao Android?

O CEO da Huawei disse que o HarmonyOS pode substituir o Android em seus smartphones “a qualquer momento“. Porém, reiterou seus compromissos anteriores com a plataforma do Google.

Se não pudermos usar o Android no futuro, poderemos mudar imediatamente para o HarmonyOS. Foi o que explicou Yu aos participantes.

Ele acrescentou que a migração do Android para a nova plataforma “não é tão difícil”

O primeiro produto a usar o HarmonyOS será o televisor Honor Vision. Ele será lançado na China amanhã (10/08).

Por outro lado, a notícia do novo sistema operacional também vem na esteira de uma proibição do comércio dos EUA contra a empresa em maio. O presidente Donald Trump afirmou que a proibição será parcialmente suspensa, mas o Departamento de Comércio dos EUA ainda está proibindo a empresa.

A proibição dos EUA complica a capacidade da Huawei de oferecer o Android em seus telefones. Então, o HarmonyOS é visto como um plano B. Só será usado se a proibição da negociação afetar a capacidade do Google de oferecer suporte à Huawei no futuro.

No entanto, rumores sugerem que a marca chinesa está trabalhando em um telefone Harmony OS para lançamento ainda este ano.

Fonte: Android Authority

Share This Article
Sair da versão mobile