Para quem ainda não sabe, a gigante chinesa Huawei oferece uma distribuição Linux corporativa baseada no CentOS, chamada EulerOS. E mais recentemente, a Huawei lançou uma edição para a comunidade comunidade do EulerOS chamada openEuler. Assim, a Huawei entra de vez no mundo Linux com o openEuler, voltada para usuários comuns. Seria algo com o que já ocorre entre Fedora/Red Hat e SUSE/openSUSE, por exemplo.
O código fonte do openEuler também é lançado
Você não encontrará o openEuler no GitHub da Microsoft. O código fonte está disponível no Gitee, uma alternativa chinesa ao GitHub.
Existem dois repositórios separados, um para o código-fonte e o outro como fonte de pacote para armazenar pacotes de software que ajudam a construir o sistema operacional.
A equipe de infraestrutura do openEuler compartilhou sua experiência para disponibilizar o código-fonte:
Estamos muito animados neste momento. Era difícil imaginar que gerenciaremos milhares de repositórios. E para garantir que eles possam ser compilados com sucesso, gostaríamos de agradecer a todos que participaram da contribuição
openEuler é uma distribuição Linux baseada no CentOS
Como o EulerOS, o openEuler OS também é baseado no CentOS, Porém, é desenvolvido pela Huawei Technologies para aplicativos corporativos.
Ele é adaptado para servidores de arquitetura ARM64 e a Huawei alega ter feito alterações para melhorar seu desempenho. Você pode ler mais sobre isso no blog de desenvolvedores da Huawei.
No momento, conforme o anúncio oficial do openEuler, há mais de 50 colaboradores com quase 600 commits para o openEuler.
Os colaboradores tornaram possível disponibilizar o código fonte para a comunidade.
Outros projetos paralelos que fizeram a Huawei entrar de vez no mundo Linux com o openEuler
Também é importante notar que os repositórios também incluem dois novos projetos (ou subprojetos) associados, iSulad e A-Tune.
O A-Tune é um software de ajuste de SO baseado em IA e o iSulad é um daemon de tempo de execução de contêiner leve, projetado para a infraestrutura IoT e Cloud, conforme mencionado no Gitee.
Além disso, o anúncio oficial mencionou que esses sistemas são criados na Huawei Cloud por meio da automação de scripts. Então, isso é definitivamente algo interessante.
Baixando openEuler
A partir de agora, você não encontrará a documentação para isso em inglês. Portanto, terá que aguardar ou optar por ajudá-los com a documentação.
Você pode baixar o ISO diretamente do site oficial para testá-lo:
O que você acha do Huawei openEuler?
De acordo com o cnTechPost, a Huawei havia anunciado que o EulerOS se tornaria código aberto com o novo nome openEuler.
Nesse momento, não está claro se o openEuler está substituindo o EulerOS ou ambos coexistirão, como o CentOS (edição da comunidade) e o Red Hat (edição comercial).
Via It’s Foss