in

Huawei pode trocar o Android por um sistema operacional russo

Empresa considerando o uso do Aurora OS em seus dispositivos.

Huawei pode trocar o Android por um sistema operacional russo
Imagem do Smartprix

A Huawei ainda tem dificuldade em descobrir qual caminho seguir depois que a companhia foi proibida de usar o Android em seus smartphones. Então, o mercado de especulações continua a todo vapor. De acordo com um novo relatório, a escolha final não poderia ser outra senão um sistema operacional russo. Assim, a Huawei pode trocar o Android por um sistema operacional russo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocou a gigante de tecnologia chinesa na lista de entidades do Departamento de Comércio em meados de maio. Então, basicamente impediu a empresa de fazer negócios com empresas americanas e usar seus produtos.

Huawei pode trocar o Android por um sistema operacional russo após restrições

Como parte das restrições, a Huawei não pode mais instalar o Android em seus novos dispositivos. Portanto, a empresa já estudou várias opções para seus próximos projetos.

Um deles parece estar indo para o Aurora OS, um sistema operacional desenvolvido pelo grupo de telecomunicações russo controlado pelo estado, chamado Rostelecom.

Um relatório da Reuters revela que a Huawei está atualmente pensando em usar ou não o Aurora OS em seus dispositivos. O primeiro passo seria instalar esse sistema operacional em milhares de tablets que seriam usados no censo populacional da Rússia em 2020.

Um “teste” inicial

Embora à primeira vista pareça que a Huawei é uma das empresas que concorrem a um contrato do governo para realizar o censo do próximo ano, a gigante chinesa pode estar buscando uma adoção de longo prazo que inclua trazer o Aurora para mais de seus dispositivos. Seria, portanto, um esforço para substituir o Android.

Este é um projeto piloto. Vemos isso como o primeiro estágio do lançamento do sistema operacional russo em dispositivos Huawei, disse uma pessoa familiarizada com o assunto, citando a fonte sugerindo que a Huawei poderia acabar usando Aurora em novos smartphones e tablets.

E o Harmony?

Huawei pode trocar o Android por um sistema operacional russo

Por enquanto, o que sabemos é que a Huawei quer instalar esse SO em cerca de 360.000 tablets. Estes seriam usados no censo de 2020. Então, se este teste for bem sucedido, a empresa pode assim decidir seguir adiante com um plano de adoção em massa para mais dispositivos.

A Huawei também está trabalhando em sua própria substituição Android chamada Harmony OS. No entanto, essa alternativa em particular vem com uma série de limitações. Isso inclui algumas relativas ao suporte para aplicativos Android.

Uma decisão ainda está para ser tomada. Obviamente, a Huawei decidiu permanecer de boca fechada. A empresa não deve revelar os planos de longo prazo em relação a um possível substituto para o Android.

Fonte: Softpedia

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kernel Linux 5.3 lançado com suporte para AMD Navi e Intel Speed ??Select

Kernel Linux limpa nomes de CPUs Intel com proliferação de diferentes núcleos

Unity 2019.3 beta foi lançado com correções para Linux

Unity 2019.3 beta foi lançado com correções para Linux