Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

06/08/2021 às 19:35

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Human Interface Guidelines do GNOME são oficiais

GNOME Magnifier passa por mudanças importantes

Nos últimos meses, tem havido um esforço para atualizar as Human Interface Guidelines (HIG) – ou Diretrizes de Interface Humana em português – do GNOME para divulgar o kit de ferramentas GTK4 e as recomendações sobre novos widgets, painéis de utilitários e muito mais para melhorar a acessibilidade de aplicativos GNOME, possivelmente com aparência melhor, e apenas modernizando aspectos do HIG que não é tocado há meses. Portanto, esse GNOME HIG atualizado agora é oficial.

Depois de ser refinado nos últimos meses, o HIG atualizado agora foi oficialmente implantado no developer.gnome.org para aqueles que buscam as recomendações das diretrizes de interface humana do GNOME.

Segundo a documentação oficial, o “HIG deve ser usado em conjunto com versões recentes da plataforma GNOME, conforme fornecido pelo GNOME Flatpak SDK. Ele foi escrito para ser usado em conjunto com GTK 4 e a biblioteca libadwaita associada. No entanto, muito do HIG também é relevante para aplicativos que usam GTK 3 e libhandy”.

Human Interface Guidelines do GNOME são oficiais

O GNOME Human Interface Guidelines é a fonte primária de documentação de design para aqueles que criam software com a plataforma de desenvolvimento GNOME. Eles se destinam principalmente a designers e desenvolvedores de aplicativos, mas são relevantes para qualquer pessoa que queira se familiarizar com o GNOME UX.

O HIG é composto pelas seguintes seções:

Human Interface Guidelines do GNOME são oficiais
  • Princípios de design: regras básicas de design e objetivos para a plataforma GNOME. Este é o melhor lugar para começar para quem é novo no design HIG ou GNOME. Os designers e desenvolvedores que estão construindo para a plataforma GNOME são incentivados a se familiarizar com nossa filosofia de design, pois isso aumentará sua capacidade de produzir aplicativos bonitos, eficazes, atraentes e fáceis de usar.
  • Recursos: uma visão geral das ferramentas e recursos disponíveis para o trabalho de design do GNOME. Uma variedade de ferramentas e recursos estão disponíveis para o design do GNOME UX. Não há nenhum requisito para usar qualquer um deles, e os designers e desenvolvedores devem usar as ferramentas com as quais se sentem mais confortáveis. No entanto, em muitos casos, esses recursos o ajudarão a começar a trabalhar da maneira mais rápida e fácil possível. A maioria dessas ferramentas e recursos são referenciados em outras partes do HIG, onde são mais relevantes.
  • Diretrizes: as convenções padrão que são usadas no design do GNOME UX, incluindo como escrever texto, usar ícones, criar identidades de aplicativo e lidar com diferentes tipos de entrada.
  • Padrões: abrange os elementos a partir dos quais os designs podem ser compostos, como janelas, botões, notificações ou alternadores de visualização. Os padrões são organizados em quatro tipos: contêineres, navegação, feedback e controles.
  • Referência: atalhos de teclado padrão e cores da IU.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.