Notícias

11/01/2022 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Hyperscalers deixam o CentOS 9 mais interessante para novos usuários

Outrosrecursos também devem estrear em breve.

Hyperscalers deixam o CentOS 9 mais interessante para novos usuários

Muita gente (e principalmente os usuários) ficou chateada com o fim do CentOS 8 no último dia do ano passado. Depois do anúncio surpresa um ano antes, a distribuição não recebe mais qualquer tipo de suporte, apesar de ter pouco tempo de uso. A opção foi mudar para o Centos Stream ou outra distribuição Linux derivada da Red Hat Enterprise. Porém, a estratégia usada pelo CentOS Stream parece estar conquistando aos poucos. Isso se deve principalmente pela chegada recente do Hyperscale SIG. Assim, para o CentOS Stream 9, os grandes hiperscalers estão trabalhando em algumas novidades/backporting interessantes para a plataforma. Assim, ao que parece, os hyperscalers deixam o CentOS 9 mais interessante para novos usuários.


Então, o CentOS Hyperscale SIG não é algo exatamente novo. Este é um projeto bancado com o apoio do Twitter e do Facebook. Então, os engenheiros dessas grandes empresas de tecnologia têm trabalhado para fornecer back-ports opcionais e outros novos recursos no CentOS (Stream). Este recurso ainda não está disponível nessa plataforma de software corporativa. Além disso, houve a portabilidade de alguns componentes-chave. É o caso de versões mais recentes do systemd para o CentOS. Por outro lado, os Hyperscalers também estão poderão finalmente lidar com o suporte a dispositivos mais antigos em algumas áreas. Além disso, eles estão trabalhando em sua própria compilação de um sistema operacional e com uma estação de trabalho personalizada.

Hyperscalers deixam o CentOS 9 mais interessante para novos usuários

Hyperscalers deixam o CentOS 9 mais interessante para novos usuários.

O CentOS Hyperscale SIG acaba de publicar um relatório trimestral para o quarto trimestre de 2021. Neste documento, podemos observar alguns dos recursos qu já fazem parte do novo CentOS Stream 9. Entre eles, podemos destacar:

  • o Memory Daemon que já faz parte de versões mais atualizadas do systemd, PipeWire e WirePlumber;
  • suporte Wayland para a sessão do GNOME classic;
  • e SDL2 mais moderno com suporte ao GNOME Wayland.

Esse grupo de interesse especial permanece ativo. Assim, ele tem trabalhado nas últimas versões do systemd, além de muitos novos recursos. Entre eles, encontramos a atualização de pacotes de compactação Zstd e LZ4 e também as que estão relacionadas ao kernel. Temos, ainda, suporte a cópia na gravação DNF/RPM em forma experimental e outros trabalhos de recursos.

Então, consulte o blog CentOS.org para conhecer todos os detalhes de status do Hyperscale SIG do quarto trimestre de 2021. A SIG também planeja uma nova compilação de kernel em hiperescala e instalador habilitado para Btrfs e suporte ao espaço do usuário. Com o apoio dos engenheiros de grandes empresas de tecnologia, estes e outros recursos devem fazer parte em breve do mundo Linux.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×