IBM anuncia desafio para testar habilidades em computação quântica

ibm-anuncia-desafio-para-testar-habilidades-em-computacao-quantica

A IBM anuncia o lançamento do IBM Quantum Challenge, desafio para testar e aprimorar habilidades em computação quântica. A iniciativa é voltada tanto para os membros da comunidade IBM Quantum Experience, quanto para as pessoas que fazem seu primeiro experimento quântico. O objetivo do desafio é melhorar a compreensão dos circuitos quânticos por meio de quatro atividades.

O IBM Quantum Challenge começa no dia 4 de maio, às 10h, horário de Brasília, e termina 8 de maio, às 9h59, também horário de Brasília. Para participar do desafio, os candidatos precisam acessar o site e efetuar a inscrição.

Em reconhecimento à participação de todos, serão concedidos crachás digitais e um patrocínio adicional à Python Software Foundation.

Investimento em educação

Tentar explicar a computação quântica sem recorrer a analogias erradas sempre foi uma missão da IBM. Como resultado, a empresa investiu continuamente em educação, começando com o acesso aberto a computadores quânticos e criando ferramentas que permitem que todos programem. Além disso, lançou o primeiro livro interativo de código aberto nesse campo.

Quando os desenvolvedores programam computadores quânticos, o que eles realmente estão fazendo é construir e executar circuitos quânticos. Para apoiar o aprendizado de todas as pessoas interessadas em circuitos quânticos, diversos materiais estão disponíveis de forma gratuita, como o livrdidáticQiskit e aulas em vídeo no canaQiskinYouTube.

Quantum na nuvem

Em 4 de maio de 2016, a IBM introduziu o primeiro computador quântico capaz de ser programado na nuvem, usando o IBM Quantum Experience. A meta da empresa era que todos pudessem experimentar um computador quântico, mesmo aqueles sem acesso a um laboratório de pesquisa acadêmica.

Atualmente, já são 18 sistemas quânticos em crescimento, disponíveis para clientes e a comunidade. Além disso, mais de 200 mil usuários, incluindo mais de 100 parceiros clientes da IBNetwork, se uniram à iniciativa para realizar pesquisas fundamentais em ciência da informação quântica, desenvolver aplicativos de computação quântica em vários setores, e educar a força de trabalho quântica do futuro.

O hardware da IBM também já executou 175 bilhões de circuitos quânticos, com o resultado de mais de 200 publicações de pesquisadores de diferentes partes do mundo.

Além de desenvolver hardware quântico, a IBM impulsionou, ainda, o desenvolvimento de um poderoso software quântico de código aberto. Desenvolvido principalmente no Python, o Qiskit se tornou um popular kit de desenvolvimento de software de computação quântica com vários recursonovos, muitos dos quais foram contribuídos por desenvolvedores dedicados.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.