in

IBM desenvolve sistema de previsão do tempo mais preciso do mundo

Ele fornece resultados três vezes mais precisos que os modelos de previsão global existentes.

IBM lança ferramentas para ajudar desenvolvedores
A IBM anunciou um novo conjunto de ferramentas de código aberto para desenvolvedores e testadores que desejam garantir que seus sites e aplicativos sejam acessíveis a pessoas com deficiências.

Hoje, coletamos dados de estações meteorológicas, boias, navios, satélites e outras fontes. Assim, geramos previsões com base em uma perspectiva regional abrangente sobre o clima atual, em vez de apenas observar em um único ponto. No entanto, tudo isso leva a resultados menos precisos e de baixa resolução. Neste artigo, veja como a IBM está lidando com a previsão do tempo.

IBM desenvolve sistema de previsão do tempo

Como solução, a IBM desenvolveu o Sistema Global de Previsão Atmosférica de Alta Resolução (GRAF), que é atualizado a cada hora, com uma resolução de 3 quilômetros. Assim, ele oferece resultados três vezes mais precisos que os modelos de previsão global existentes.

Embora tenhamos modelos climáticos de alta resolução há algum tempo, eles podem fornecer previsões meteorológicas de curto prazo até o nível de país. Até agora, algumas áreas nos países desenvolvidos tinham acesso a esses modelos climáticos de alta resolução. O IBM GRAF traz esse tipo de resolução detalhada para o mundo inteiro.

O que diferencia o IBM GRAF?

Os dois modelos de previsão global mais populares — o modelo GFS dos Estados Unidos e o modelo ECMWF europeu — dividem a atmosfera da Terra em caixas de grade com média de 13 km e 9 km. Esses modelos resolvem as equações de fluxo atmosférico para criar uma previsão para as células de grade individuais.

O GRAF, por outro lado, emprega uma grade de resolução variável que pode ser configurada com uma resolução mais alta em regiões de interesse particular. A grade parece um favo de mel e seus elementos têm uma resolução média de 3 km sobre áreas terrestres, que são de 3 a 4 vezes maiores que os modelos norte-americano e europeu.

IBM desenvolve sistema de previsão do tempo mais preciso do mundo
Diferença de um modelo atual para o GRAF da IBM sobre a Índia. Crédito: IBM.

Para criar um modelo de primeira linha, a IBM fez uma parceria com o National Center for Atmospheric Research, um centro de pesquisa e desenvolvimento financiado pelo governo federal dos EUA que usa ciência de ponta para prever o clima em uma escala verdadeiramente global.

O GRAF é executado em um supercomputador baseado no IBM POWER9 para lidar com a frequência de atualização e resolução detalhada. Ele utilizará 3,5 petabytes de capacidade do IBM Elastic Storage Server para fornecer previsões de até 15 horas para 25 milhões de locais em todo o mundo.

Aplicações e disponibilidade

Independentemente de onde as pessoas morem, o GRAF pode dar uma noção clara de exatamente quando determinado clima atingirá certa parte do mundo, para que elas possam tomar melhores decisões. Por exemplo:

  • Isso pode ajudar os agricultores a saber quando é provável que ocorra chuva, para que possam usar pesticidas e fertilizantes com sabedoria.
  • As companhias aéreas podem gerenciar as vias aéreas eficientemente em torno de uma turbulência.
  • As empresas de serviços públicos podem posicionar as equipes de reparos em caso de tempestade.
  • Os departamentos de gerenciamento de desastres podem se preparar melhor para o mau tempo e maximizar os recursos de assistência.

Como outros modelos de previsão do tempo, o GRAF não estará disponível diretamente para uso público. Em vez disso, beneficiará as pessoas por meio dos serviços oferecidos pela The Weather Company e pela IBM, como o Wunderground e o The Weather Channel (canal nos EUA).

Fonte: Rankred

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.