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IBM revela 5 necessidades das instituições de saúde na atual realidade

Em tempos de pandemia a tecnologia torna-se essencial, e a IBM esta atenta!

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O momento atual sem precedentes está forçando organizações e entidades que desempenham as funções mais essenciais da sociedade a se transformarem rapidamente para continuar a fornecer serviços que podem ajudar os sistemas hospitalares, profissionais de saúde e pesquisadores.

Essa situação impôs demandas inéditas a pessoas e estabelecimentos, assim como a sistemas e processos. O uso da tecnologia ajuda a enfrentar alguns dos desafios mais importantes que o setor de saúde enfrenta atualmente. Por exemplo, a tecnologia vem ajudando a automatizar processos e analisar dados, unificando as informações dos pacientes, apoiando hospitais e profissionais de saúde nos cuidados com os pacientes, além de oferecer apoio a pesquisadores que continuam investigando novos tratamentos.

5 necessidades das instituições de saúde na atual realidade

De fato, algumas organizações na América Latina já estão implementando tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain ou Cloud, para ajudar a resolver cinco dos problemas mais comuns que o setor está enfrentando:

1) Informação: respondendo às perguntas dos cidadãos

As soluções virtuais baseadas em IA podem ser usadas para ajudar a responder algumas dúvidas dos cidadãos sobre a COVID-19. Utilizando recursos de processamento de linguagem natural para entender como responder a perguntas comuns relacionadas à COVID-19, as entidades podem usar a tecnologia para ajudá-los a atender às demandas dos cidadãos.

Por exemplo, na Colômbia, o Governo Nacional acaba de lançar um assistente virtual baseado no IBM Watson Assistant for Citizens para fornecer respostas às perguntas dos cidadãos sobre a COVID-19. O assistente está disponível no site coronaviruscolombia.gov.co e pode responder a perguntas freqüentes sobre o COVID-19, como “Quais são os sintomas?”, “Como faço para limpar minha casa corretamente?” e “Como me protejo?”.

2) Controle de infecção: dando suporte à força de trabalho para ajudar a monitorar infecções

A inteligência artificial pode ajudar a identificar potencialmente alguns dos sintomas associados à Covid-19. A companhia chilena Codelco – a maior produtora de cobre do mundo – implementou um agente virtual baseado no IBM Watson Assistant, que atua como uma triagem inteligente para apoiar sua força de trabalho em questões de saúde relacionadas ao coronavírus, visando ajudar a monitorar a saúde dos funcionários.

3) Sistemas hospitalares: ajudando a reduzir a sobrecarga dos hospitais

Outra preocupação das entidades de saúde com o novo coronavírus é evitar sobrecarregar hospitais e sistemas de saúde. Esse é o objetivo do site CoronaBr. O enfermeiro virtual “Pedro do CoronaBr” faz as primeiras perguntas que um enfermeiro provavelmente faria em uma triagem hospitalar, com base no protocolo seguido pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Isso permite uma avaliação dos pacientes para classificar os que precisam de cuidados médicos e os que não precisam, orientando aqueles com sintomas que podem ficar em casa. Esta solução conta com a infraestrutura de nuvem pública da IBM.

4) Cuidado com o paciente: unificando registros

Outro ponto fundamental para as instituições de saúde são os dados e informações geradas por cada paciente. Um dos principais desafios enfrentados pelos sistemas de saúde é a fragmentação das informações dos pacientes nos centros de saúde, hospitais, laboratórios, companhias de seguros e o restante do sistema de saúde.

As soluções baseadas em blockchain podem ajudar a unificar os registros dos pacientes com os níveis necessários de criptografia e transparência. Por exemplo, a Healthchain desenvolveu uma rede que usa IBM Blockchain, baseado em IBM Cloud, para facilitar uma troca segura de dados de saúde, com o objetivo de ajudar a melhorar o atendimento e a atenção ao paciente.

A Healthchain usa blockchain para interoperar dados de saúde de maneira descentralizada, permitindo uma versão única da verdade que visa promover a medicina de precisão e ajuda a automatizar processos administrativos.

5) Pesquisa: ajudando a encontrar opções de tratamento

Finalmente, outro desafio que as instituições de saúde precisam enfrentar é como trabalhar no desenvolvimento de possíveis opções de tratamento para ajudar a combater a COVID-19. No Brasil, alguns estudos estão em andamento com a ajuda do IBM Clinical Development.

Os estudos estão sendo conduzidos pela Contract Research Organization Azidus Brazil e pelo laboratório de pesquisa Cellavita, com o objetivo de encontrar possíveis opções de tratamento para ajudar a lidar com a pandemia do COVID-19.

*Por Ana Paula Assis, Gerente Geral, IBM América Latina

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

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