in

IBM revela processador Power10 na conferência Hot Chips

O IBM Power10 é o primeiro processador de 7 nm comercializado pela empresa.

IBM revela processador Power10 na conferência Hot Chips
Imagem: Connie Zhou | IBM.

Durante a conferência Hot Chips 2020, a IBM anunciou a próxima geração de sua família de processadores IBM Power. O IBM Power10 é o primeiro processador de 7 nm comercializado pela empresa.

A plataforma, projetada para computação em nuvem híbrida corporativa, foi desenvolvida ao longo de um período de cinco anos e emprega centenas de patentes novas e pendentes.

IBM revela processador Power10

O processador Power10 tem uma nova tecnologia chamada Memory Inception. Com ela, o processador é capaz de acessar e compartilhar a memória física instalada em outros sistemas baseados em Power10 para criar clusters de memória massivos que podem ser usados por qualquer um dos sistemas em um grupo.

IBM revela processador Power10 na conferência Hot Chips
O IBM Power10 é o primeiro processador de 7 nm comercializado pela empresa. Imagem: Connie Zhou | IBM.

De acordo com a IBM, espera-se que o Power10 seja até três vezes mais eficiente em termos de energia do que seu antecessor; além de ter uma maior capacidade de carga de trabalho e uma maior densidade de contêiner. A eficiência é extremamente importante, pois permite que as operadoras reduzam custos usando menos energia e espaço.

A IBM disse que as novas arquiteturas de núcleo do processador Power10 apresentam um Matrix Math Accelerator incorporado que é extrapolado para fornecer inferência de IA 10x, 15x e 20x mais rápida para cálculos FP32, BFloat16 e INT8 por soquete respectivamente do que o processador IBM Power9.

IBM revela processador Power10 na conferência Hot Chips
De acordo com a IBM, espera-se que o Power10 seja até três vezes mais eficiente em termos de energia do que seu antecessor; além de ter uma maior capacidade de carga de trabalho e uma maior densidade de contêiner. Imagem: Connie Zhou | IBM.

Além disso, ele exibirá um desempenho de criptografia muito mais rápido, com quatro vezes o número de mecanismos de criptografia AES por núcleo em comparação com seu antecessor.

Por fim, a IBM disse que os primeiros sistemas com CPUs Power10 estarão disponíveis no segundo semestre de 2021.

Fonte: Tech Spot

IBM revela os primeiros desafios da Maratona Behind the Code

IBM e Michael J. Fox Foundation desenvolvem modelo de aprendizado de máquina para tratamento do Parkinson

IBM lança kit de ferramentas Fully Homomorphic Encryption (FHE) para Linux

IBM, Red Hat e Adobe se unem para ajudar a indústria com marketing orientado a dados

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.