in

Impressão 3D open source

Impressão 3D open source. Neste artigo, veja como a impressão 3D open source está ajudando na exploração científica e em soluções médicas.

Impressão 3D open source

Impressão 3D não é uma coisa nova. É uma indústria muito popular hoje em dia, que começou no começo dos anos 80. Mas o quão diferente é a impressão 3D open source dos designs proprietários? Como isso afeta suas aplicações na Ciência e na Medicina?

O que é impressão 3D?

Assim como uma impressora de computador convencional é usada para imprimir em 2D no papel, o trabalho de uma impressora 3D é criar objetos reais em três dimensões, solidificados a partir de um arquivo digital 3D, ajudada por um computador. Na maioria dos métodos, elas usam processos diferentes ao adicionar camada por camada de materiais.

Os materiais podem ser líquidos ou em forma de pó destinados a ser fundidos, para servir como um material de insumo para a impressora 3D assim como impressoras 2D precisam de cartuchos de tinta. Os objetos que são criados podem ser quase de qualquer formato geométrico.

Por que a impressão 3D é tão útil?

Impressão 3D open source
A impressão 3D open source é muito útil hoje em dia. Imagem: Reprodução / It’s FOSS.

A impressão 3D tem aplicações infinitas, por isso é tão popular. Vamos olhar brevemente algumas dessas aplicações, embora nosso foco principal seja na Ciência Aplicada e em Aplicações Médicas.

Prototipagem Rápida

Em impressão 3D, Prototipagem Rápida é um processo em que as partes mais pequenas de um dispositivo maior pode ser rapidamente fabricado para melhorar a produtividade, com a ajuda de CAD 3D. Isso é uma ótima maneira para testar a usabilidade de protótipos para os padrões da indústria, por isso o termo.

Veículos

Existe uma grande variedade de processos de fabricação em impressoras 3D para a aviação, automóveis, aeroespaço, construção naval e mais.

Meio-ambiente

Estruturas de coral impressas em 3D estão sendo desenvolvidas para salvar nossos recifes de coral moribundos.

Construção

Partes de prédios inteiros podem agora ser criados usando impressão 3D e reunidas posteriormente para a construção de várias arquiteturas. Você pode agora imprimir sua própria casa em 3D em menos de um dia!

Odontologia

Você sabia que até mesmo dentes podem ser impressos em 3D? Pense na precisão com que eles podem ser projetados para substituir ou reparar dentes!

Aparelhos e ferramentas

Você pode até mesmo imprimir seus próprios aparelhos e ferramentas personalizados para uso pessoal.

Órgãos

Sim, você está lendo isso mesmo, pesquisa no ramo de impressão 3D fez tanto progresso que agora é possível recriar órgãos humanos prontos para um transplante em pacientes que têm um fígado, rim, coração, pulmão, ou qualquer outro órgão vital, que está prejudicado além de qualquer reparo.

Impressão 3D proprietária (código fonte fechado)

A impressão 3D proprietária, como a expressão sugere, usa software proprietário que não permite acesso ao código fonte para desenvolvimento das grandes comunidades. Qualquer mudança feita no hardware também invalidará sua garantia se por acaso você possuir uma impressora 3D proprietária. Se você precisa mudar a maneira com que a impressora trabalha para poder personalizá-la para seus desejos específicos, você é barrado por tais proibições.

Se tais regras são acompanhadas por qualquer aplicação de impressão 3D que vimos na seção acima, fica realmente difícil focar nos verdadeiros objetivos do projeto.

A impressão 3D proprietária pode ser muito cara, não apenas em termos de dinheiro, mas também se você considerar o tempo, o que também é muito valioso para se considerar enquanto trabalha em um projeto de impressão 3D.

Impressão 3D open source

A impressão 3D elimina todos os problemas que acabamos de ler acima, na seção proprietária. Ela não apenas reduz custos, como permite inovação mais fácil para resolver problemas enfrentados durante a fabricação em 3D.

Aparentemente, a expressão “Impressão 3D open source” também está ganhando popularidade como é evidente com uma simples pesquisa online.

Agora é possível que usuários sejam completamente open sources, tornando possível reduzir grandemente o tempo de produção e os custos de fabricação.

Não deixe de compartilhar!

Fonte: It’s FOSS

Leia também: Conheça 4 softwares de impressão 3D

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Telegram lançará sua criptomoeda e blockchain este ano

Telegram lançará sua criptomoeda e blockchain este ano

Gosta de Netflix? Então, agradeça o FreeBSD!

Gosta de Netflix? Então, agradeça o FreeBSD!