in

Instalador do Debian 10 Buster chega à fase RC

Além disso, ele passa a oferecer suporte a instalação segura.

instalador-do-debian-10-buster-chega-a-fase-rc
Novo tema do Debian 10

Embora existam cerca de 150 bugs críticos à versão a serem endereçados antes que o Debian 10.0 “Buster” possa fazer sua estréia, o Debian Installer continua ficando em grande forma e está fora com seu release candidate. O Instalador do Debian Buster RC1 agora está disponível para testes como o primeiro candidato a lançamento para esta próxima versão principal do Debian GNU/Linux.

Características

O mais notável com a versão RC1 é finalmente ter suporte à Inicialização Segura UEFI para a arquitetura x86_64 (amd64). Isso permitirá que o Debian finalmente trabalhe em PCs protegidos pelo Secure Boot. Assim, isso ocorre depois do Debian 9 “Stretch” não conseguir colocar o Secure Boot em ordem. Portanto, o Debian continua sem este recurso de “segurança” baseado em UEFI até agora.

O Debian é a última grande distribuição Linux a obter suporte ao Secure Boot. No entanto, pelo menos agora está em ordem para o grande marco da versão 10.0. O lançamento do Debian Installer Buster RC1 agora também

  • altera o cryptsetup para o padrão LUKS2 para a versão no disco;
  • atualiza para o último lançamento do kernel Linux 4.19;
  • mais detecção de erros para o GRUB2;
  • melhorias no modo tema escuro;
  • suporte para placas adicionais do Arm e várias correções.

Mais novidades

Do mesmo modo, agora há imagens para as placas Novena e Banana Pi M2 Berry e entradas de banco de dados de máquina para os SBCs Raspberry Pi, Rock64, Pine A64 LTS e outros.

Também é notável com esta versão que o VirtIO-GPU está sendo adicionado ao Instalador Debian para obter melhor suporte gráfico ao executar o Debian Buster dentro do KVM/QEMU.

Este release candidate do instalador pode ser obtido em Debian.org.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Man-in-the-Disk: novo ataque compromete telefones Android

Confira 4 aplicativos para melhorar a segurança de seu Android

centos-comemora-seu-15o-aniversario

CentOS comemora o 15º aniversário