raspberry_pi_33_B_plus

Veja como preparar, instalar e executar o Fedora 28 em um novíssimo Rasperberry Pi 3 B+. Explicamos também como habilitar o suporte a Wifi no primeiro boot.

Instalando Linux Fedora 28 No Rasperberry Pi 3B+

O modelo Rasperberry Pi 3 b+ é a última versão lançada nesse modelo de placas (ou micro PC) que foi lançado em meados de março de 2018. Esse modelo possui alguns recursos e melhorias interessantes em relação ao anterior:

  • Processador mais rápido, com 1,4Ghz;
  • Rede Ethernet Gigabit;
  • Rede Wifi com suporte a banda dupla, em 2,4GHz e 5,8GHz;
  • Bluetooth 4.2.

O Fedora 28 foi lançado logo em seguida ao lançamento do RPi3B+ e a boa notícia é que ele já tem suporte a esse modelo assim como é claro suporte aos modelos anteriores. As imagens de download estão disponíveis para ARMv7 (32bits) e AARCA(64bits).

Este breve artigo mostra como obter, prepapar, instalar e executar o Fedora 28 em um cartão SD.

Realizando O Download Da Imagem

Você pode realizar o download da imagem de instalação do Fedora 28 pelo site acessando esse link. Mas se preferir (eu prefiro) pode executar o download via Wget usando esses comandos:

Para versão 32Bits (ARMv7):

wget https://download.fedoraproject.org/pub/fedora/linux/releases/28/Workstation/armhfp/images/Fedora-Workstation-armhfp-28-1.1-sda.raw.xz

Para versão 64Bits (AARCA):

wget https://dl.fedoraproject.org/pub/fedora-secondary/releases/28/Workstation/aarch64/images/Fedora-Workstation-28-1.1.aarch64.raw.xz

Depois de realizado o download, vamos extrair e gravar a imagem no cartão.

Extraindo A Imagem E Gravando no Cartão

A partir desse momento irei assumir que estamos utilizando a imagem de 64Bits (ARRCA). Todos os comando funcionam para versão 32Bits, apenas sendo necessário a alteração do nome dos arquivos.

Primeiramente precisamos saber em qual caminho foi montado seu cartão de memória. Assim que souber qual caminho poderemos proseguir. Aqui o cartão está em /dev/sdm e seguirei com esse caminho no artigo. Lembre-se de indicar o caminho correto em seus comandos.

Para realizar a extração da imagem baixada utilizamos o seguinte comando:

xzcat Fedora-Workstation-28-1.1.aarch64.raw.xz | sudo dd status=progress bs=4M of=/dev/sdm

Se o comando tiver sido finalizado corretamente, seu Fedora 28 já estará instalado em seu cartão SD.

Habilitando Suporte ao Wifi do RPi3B+

Para termos o suporte a wifi em pleno funcionamento em nosso sistema, teremos que realizar o download de alguns arquivos de firmware ausentes e disponibilizá-los no “/usr/lib/firmware/brcm/“.

Primeiramente teremos que montar o cartão SD em nosso sistema local. Em consequênsia disso precisamos saber quais ar partições criadas no cartão. Usamos então o comando “lsblk” e teremos um resultado parecido com esse:

$ lsblk
...
sdm    8:16 1 29.7G 0 disk 
??sdm1 8:17 1 200M  0 part 
??sdm2 8:18 1 1G    0 part 
??sdm3 8:19 1 1G    0 part 
??sdm4 8:20 1 1K    0 part 
??sdm5 8:21 1 7.8G  0 part
Também serão apresentados as partições de suas outras unidades de disco, mas o que nos importa é a unidade de cartão.

Em nosso exemplo, assumimos que a unidade raiz do Fedora 28 no cartão é a “sdm5”. Assim montamos a unidade com o comando:

sudo mkdir /media/rpi3b && sudo mount /dev/sdb5 /media/rpi3b/

Enfim realizamos o download dos firmwares necessários:

sudo curl https://fedora.roving-it.com/brcmfmac43455-sdio.txt -o /media/rpi3b/usr/lib/firmware/brcm/brcmfmac43455-sdio.txt
sudo curl https://fedora.roving-it.com/brcmfmac43455-sdio.clm_blob -o /media/rpi3b/usr/lib/firmware/brcm/brcmfmac43455-sdio.clm_blob

Com tudo ocorrendo corretamente, desmontamos a unidade:

sudo umount /media/rpi3b

Ainda que você também pode realizar o download desses firmwares após o primeiro boot do sistema, será necessário que este esteja conectado a rede/internet via conexão Ethernet (cabo). Uma vez que adote esse método, para carregar os firmwares da wireless recém baixados, será necessário reiniciar o sistema.

Inicialização E Configurações Iniciais

Mediante o exposto nos passos anteriores, consideramos que todos os passos foram concluídos com sucesso e portanto podemos inserir nosso cartão SD no RPi3B+ e ligar o dispositivo.

Desde que possua todos os requisitos (fonte, teclado monitor), o sistema será iniciado e o processo de boot será exibido.

Durante a primeira inicialização , o sistema levará você a página inicial de configuração da interface de usuário. Também serão listadas as redes wifi disponíveis (se os firmwares tiverem sido baixados antes). Após estas etapas você verá a tela do Gnome Desktop.

Além de simples, todo o processo é rápido e prático. Provavelmente neste momento já temos um sistema em pleno funcionamento.

Alguns Problemas Conhecidos

Certamente o Fedora 28 funciona perfeitamente no Raspberry Pi 3 B +, porém há alguns problemas a serem lembrados.

  • A imagem 64Bits não tem o pacote NetworkManager-wifi pré-instalado. Instale este pacote primeiro antes de tentar se conectar à rede wifi. Outras imagens já possuem este pacote.
  • Às vezes, ter um teclado e um mouse conectados ao Raspberry Pi 3 B + pode fazer com que o processo de inicialização fique preso. Nesse caso, remova-os e insira-os novamente após a conclusão do processo de inicialização.

Onde Conseguir Ajuda

Existe uma FAQ disponível na página wiki do Fedora ARM , que pode ajudar a responder algumas das suas perguntas.

Logicamente você pode encontrar ajuda sobre esse e outros vários assuntos em nosso grupo no Telegram. Lá temos todo tipo de usuário e todos estão prontos para ajudar.

Para receber atualizações de nosso blog, siga-nos no Twitter.

 

fredney
Analista de Sistemas por formação e amante de tecnologia de coração. Usuário de sistemas Linux desde 1998, entusiasta pela liberdade de escolha e pela disceminação de conteúdo. Ciclista amador nas horas vagas e engenheiro (fazer engenhocas) quando posível.

    Comportamento Dos Funcionários compromete Segurança Cibernética

    Previous article

    Como instalar o Trello no GNU/LINUX

    Next article

    You may also like

    Comments

    Comments are closed.

    More in Artigo