O HTTPie é uma ferramenta do tipo CLI, semelhante a cURL e ao famoso wget, e claro, já é considerada uma ótima alternativa. O HTTPie (pronuncia-se ei-ti-ti-pai) é um cliente HTTP de linha de comando. Seu objetivo é tornar a interação do CLI com os serviços da web o mais fácil possível. Ele fornece um comando http simples que permite enviar solicitações HTTP arbitrárias usando uma sintaxe simples e natural e exibe uma saída colorida. O HTTPie pode ser usado para testes, depuração e geralmente interagindo com servidores HTTP.

Recursos do gerenciador de downloads HTTPie:

  • Sintaxe expressiva e intuitiva
  • Saída de terminal formatada e colorida
  • Suporte JSON integrado
  • Uploads de formulários e arquivos
  • HTTPS, proxies e autenticação
  • Cabeçalhos personalizados
  • Sessões Persistentes
  • Downloads do tipo Wget
  • Suporte para Python 2.7 e 3.x
  • Suporte para Linux, macOS e Windows
  • Plugins
  • Documentação

Como instalar o gerenciador de downloads HTTPie no Ubuntu, Debian, Fedora, RHEL, CentOS e Arch Linux

Agora vamos para a instalação do HTTPie. Siga as instruções de acordo com a sua distribuição. É importante dizer que não vamos utilizar repositórios de terceiros, o HTTPie já está em boa parte dos repositórios oficiais e vamos tão somente executar comandos básicos. Então vamos lá, abra o Terminal, se preferir, use os atalhos Ctrl + Alt + T e copie e cole os comandos abaixo de acordo com a sua distribuição.

Para instalar o HTTPie no Ubuntu, Debian, Linux Mint execute o comando abaixo, lembramos que no Debian o sudo não vem habilitado por padrão, você pode executar o comando como ROOT ou se preferir temos um tutorial aonde você saberá como habilitar e instalar o sudo no Debian.

sudo apt install httpie

Para instalar o HTTPie no Fedora: 

sudo dnf install httpie

Para instalar o HTTPie no CentOS, RHEL:

sudo yum install httpie

Para instalar o HTTPie no Arch Linux:

sudo pacman -S httpie

Eu fiz um teste apenas para você ver como o HTTPie é na prática, confira o print, eu usei o recurso de download com a sintaxe http –download seguidopelolinkdoarquivo

instalar-gerenciador-de-downloads-httpie-no-ubuntu-debian-fedora-no-linux

Fiz o teste baixando o Ubuntu, perceba que você consegue visualizar as informações detalhadas do download que esta sendo feito, como também o progresso do download, que é o item destacado em verde. Certamente o HTTPie é um grande gerenciador de downloads, além de que novos recursos vão sempre sendo adicionados. Há uma página exclusiva do projeto, você pode obter mais informações e até mesmo exemplos de uso, com novos comandos e dicas de cases que o gerenciador pode ser usado. Acesse agora a página do HTTPie e surpreenda-se.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Como instalar o Angry IP Scanner 3.5.3 no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados

    Previous article

    Google+ expôs os dados de usuários e Alphabet fecha rede social

    Next article

    You may also like

    More in Dicas