Como instalar o Apache Maven no Linux

instalr-apache-maven-no-linux

Se você, caro leitor, é desenvolvedor Java, provavelmente já deve ter visto algo relacionado a tecnologia Maven. Caso contrário, vale muito a pena conhecer essa importante ferramenta. Os comandos que demonstramos abaixo pode ser usado em qualquer distribuição Linux. Este é um guia completo sobre como instalar o Apache Maven no Linux.

O que é o Apache Maven?

O Maven é um software gerenciador de dependências que possibilita automação e compilação com foco em projetos Java. Com ele, conseguimos administrar frameworks, libs entre outros elementos presentes no desenvolvimento, tornando o processo uma tarefa bem mais simplificada.

Com efeito, todas as funcionalidades são justificáveis pelo fato do Maven baixar e anexar todas as dependências do projeto isoladamente na construção do software. É mantido pela Apache Software Foundation e utiliza um arquivo XML chamado POM para definição de dependências, módulos e componentes necessários na descrição de um projeto. Veja a seguir o método de instalação no GNU/Linux.

Baixando o Apache Maven

Para realizar o download, clique aqui para visitar a página oficial. O software se encontra atualmente na versão 3.9.4, lançado neste mês de agosto de 2023. Outra opção é abrir o terminal e executar o seguinte comando:

cd ~/Downloads/ && wget -c https://dlcdn.apache.org/maven/maven-3/3.9.4/source/apache-maven-3.9.4-src.tar.gz

Descompactando

Uma vez baixado o pacote, será necessário descompactá-lo. Para isso, navegue até o diretório onde se encontra o aquivo, nesse caso a pasta Download, e digite no terminal:

tar -zxvf apache-maven-3.9.4-src.tar.gz

Lembre-se que para que o comando anterior seja bem sucedido, o programa tar deve estar instalado. O comando para instalação é:

sudo apt install tar

Como forma de configuração mais elegante, é aconselhável encurtar o nome da pasta. Para isso faremos:

mv apache-maven-3.9.4-src.tar.gz maven

Agora precisamos mover a pasta para o diretório /opt, que na hierarquia do sistema de arquivo Linux, representa o lugar onde são guardados os programas que não fazem parte da instalação padrão do sistema. Com permissões de super usuário, faça:

sudo mv maven /opt

Configurando o Apache Maven

Por fim, temos que configurar a variável de ambiente PATH do sistema de forma que, ao digitarmos os comandos do Maven, o sistema encontre o arquivo de execução. Para que não seja exigido uma mesma configuração frequente, vamos salvar os comando em algum arquivo de inicialização do sistema. acessando o arquivo /etc/profile devemos adicionar as seguintes linhas no final do documento:

sudo vim /etc/profile

Linha para adicionar:

export M3_HOME=/opt/maven

export PATH=$M3_HOME/bin:$PATH

Após salvar o aquivo, basta encerrar a sessão para que a configuração seja salva. Para testar, execute o comando abaixo:

mvn -version
Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.