in

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Saiba como instalar o Manjaro no modo UEFI

Resolveu experimentar uma distribuição amigável e que possui um dos melhores gerenciadores de pacotes da atualidade? Então você certamente vai gostar de instalar o Manjaro! Este tutorial é direcionado àqueles que desejam instalar o Manjaro no modo UEFI.

Esse tutorial é direcionado àqueles que desejam fazer uma instalação manual do sistema. Da mesma forma se você desejar, poderá selecionar a instalação automática e deixar que o sistema faça todo o processo por você.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Download da ISO

Primeiramente, baixe uma ISO do Manjaro. Com o fim de gravar a ISO, recomendamos a utilização do Etcher, que funciona tanto no Windows quanto no Linux.

Configuração da BIOS

Acesse a BIOS do seu sistema de tal forma que possa selecionar a opção UEFI e desativar o security boot. Ainda na BIOS, conecte seu pendrive/CD e mude a ordem de boot do sistema para que o mesmo inicie pelo pendrive ou CD.

Iniciando o sistema via live USB/CD

Após iniciado o sistema via pendrive/cd você ira se deparar com o menu da imagem abaixo.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Selecione a opção: Boot Manjaro.x86 e aguarde o carregamento do sistema.

Preparando seu HD para a instalação

Com o sistema carregado abra o gerenciador de partições, no caso dessa instalação será o Gparted, você também poderá fazer este passo pelo gerenciador padrão do instalador. Caso alguma senha seja solicitada digite: manjaro.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Selecione a opção Device, e crie uma nova Tabela de Partições no formato GPT. Selecione a opção View e marque a opção Device information. Se o disco estiver formatado em GPT, as informações estarão disponíveis em uma barra lateral como na imagem abaixo.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Particionando o HD

Criaremos agora as partições em que o sistema será instalado. Naturalmente, uma instalação padrão necessita de no mínimo 2 partições: EFI e Root. Entretanto seremos mais organizados, criando assim mais duas partições : SWAP e Home. A partição home é onde ficarão seus arquivos pessoais. Todas as partições serão primárias ( agradeça a magia do GPT).

As partições serão criadas na seguinte ordem com as seguintes especificações:

EFI – Tamanho = 200 Mb, Formato= fat32;

SWAP – Tamanho = 2Gb, Formato= linux-swap;

Root – Tamanho = 30Gb, Formato = ext4 ( o tamanho fica a seu critério, recomendo no mínimo 30 Gb);

Home – Tamanho= espaço restante ou um valor escolhido por você, Formato= ext4.

Para criar uma partição o procedimento é simples, basta selecionar o espaço não alocado e selecionar a opção New Partition na barra superior. Insira então as especificações de cada partição.

 

Instalar o Manjaro no modo UEFI
Criação da partição EFI

As opções Partition Name e Label são opcionais, mas a fim de manter uma boa organização é sempre nomeá-las para tornar o particionamento mais organizado. Após criar todas as partições com suas respectivas especificações e aplicar as operações obteremos o seguinte resultado:

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Instalação do sistema

Feche o gerenciador de partições e abra o instalador do sistema, normalmente ele está na área de trabalho. Abrindo o instalador você irá selecionar suas opções de região, idioma, teclado, etc. Na opção Partição selecione a opção “ Particionamento Manual”.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Clique em próximo e encontrará as partições que criamos anteriormente. Formate a partição EFI, selecionando o Ponto de Montagem “/boot/efi” e os Marcadoresboot” e “esp”.

Em virtude de possíveis erros ao tentar selecionar o ponto de montagem e marcadores, delete a partição e crie-a novamente com as mesmas características.

Instalar o Manjaro no modo UEFI
Para as outras partições seguiremos as seguintes especificações:

Root: marque a opção formatar e selecione o ponto de montagem “/”. Não são necessários marcadores.

Home: marque a opção formatar e selecione o ponto de montagem “/home”. Não são necessários marcadores.

Em relação a partição SWAP não é necessário fazer alterações.

Após todas essas operações o resultado é o seguinte:

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Clique em próximo e preencha as informações de usuário. Posteriormente, uma tela aparecerá lhe mostrando o estado de seu HD e como ele ficará após a instalação. É só clicar em próximo e aguardar o sistema ser instalado.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

O procedimento de instalação costuma demorar um pouco dependendo do seu HD, não se assuste. Tome um cafezinho e aguarde, logo receberá um pop up mostrando que o sistema foi instalado. Finalmente, reinicie o sistema e desfrute do seu Manjaro Linux!

Clique aqui e saiba como instalar programas no Manjaro.

Clique aqui e saiba como gerenciar os drivers no Manjaro.

Clique aqui e saiba como gerenciar os kernels no Manjaro.

Sobretudo, caso você encontre dificuldades com a instalação, ou necessite de ajuda com alguma outra coisa relacionada, o Manjaro possui um grupo brasileiro no Telegram com usuários capacitados a lhe ajudar.

 

 

Escrito por Mateus Nicolas

Pesquisador de inteligência artificial voltado para à saúde.
Responsável pelo grupo Manjaro Brasil no Telegram.
Utiliza openSUSE no trabalho.

Como criar documentação com MkDocs

Valve baniu

Valve baniu milhares de trapaceiros de seus jogos na Steam!