Resolveu experimentar uma distribuição amigável e que possui um dos melhores gerenciadores de pacotes da atualidade? Então você certamente vai gostar de instalar o Manjaro! Este tutorial é direcionado àqueles que desejam instalar o Manjaro no modo UEFI.

Esse tutorial é direcionado àqueles que desejam fazer uma instalação manual do sistema. Da mesma forma se você desejar, poderá selecionar a instalação automática e deixar que o sistema faça todo o processo por você.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Download da ISO

Primeiramente, baixe uma ISO do Manjaro. Com o fim de gravar a ISO, recomendamos a utilização do Etcher, que funciona tanto no Windows quanto no Linux.

Configuração da BIOS

Acesse a BIOS do seu sistema de tal forma que possa selecionar a opção UEFI e desativar o security boot. Ainda na BIOS, conecte seu pendrive/CD e mude a ordem de boot do sistema para que o mesmo inicie pelo pendrive ou CD.

Iniciando o sistema via live USB/CD

Após iniciado o sistema via pendrive/cd você ira se deparar com o menu da imagem abaixo.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Selecione a opção: Boot Manjaro.x86 e aguarde o carregamento do sistema.

Preparando seu HD para a instalação

Com o sistema carregado abra o gerenciador de partições, no caso dessa instalação será o Gparted, você também poderá fazer este passo pelo gerenciador padrão do instalador. Caso alguma senha seja solicitada digite: manjaro.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Selecione a opção Device, e crie uma nova Tabela de Partições no formato GPT. Selecione a opção View e marque a opção Device information. Se o disco estiver formatado em GPT, as informações estarão disponíveis em uma barra lateral como na imagem abaixo.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Particionando o HD

Criaremos agora as partições em que o sistema será instalado. Naturalmente, uma instalação padrão necessita de no mínimo 2 partições: EFI e Root. Entretanto seremos mais organizados, criando assim mais duas partições : SWAP e Home. A partição home é onde ficarão seus arquivos pessoais. Todas as partições serão primárias ( agradeça a magia do GPT).

As partições serão criadas na seguinte ordem com as seguintes especificações:

EFI – Tamanho = 200 Mb, Formato= fat32;

SWAP – Tamanho = 2Gb, Formato= linux-swap;

Root – Tamanho = 30Gb, Formato = ext4 ( o tamanho fica a seu critério, recomendo no mínimo 30 Gb);

Home – Tamanho= espaço restante ou um valor escolhido por você, Formato= ext4.

Para criar uma partição o procedimento é simples, basta selecionar o espaço não alocado e selecionar a opção New Partition na barra superior. Insira então as especificações de cada partição.

 

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Criação da partição EFI

As opções Partition Name e Label são opcionais, mas a fim de manter uma boa organização é sempre nomeá-las para tornar o particionamento mais organizado. Após criar todas as partições com suas respectivas especificações e aplicar as operações obteremos o seguinte resultado:

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Instalação do sistema

Feche o gerenciador de partições e abra o instalador do sistema, normalmente ele está na área de trabalho. Abrindo o instalador você irá selecionar suas opções de região, idioma, teclado, etc. Na opção Partição selecione a opção “ Particionamento Manual”.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Clique em próximo e encontrará as partições que criamos anteriormente. Formate a partição EFI, selecionando o Ponto de Montagem “/boot/efi” e os Marcadoresboot” e “esp”.

Em virtude de possíveis erros ao tentar selecionar o ponto de montagem e marcadores, delete a partição e crie-a novamente com as mesmas características.

Instalar o Manjaro no modo UEFI
Para as outras partições seguiremos as seguintes especificações:

Root: marque a opção formatar e selecione o ponto de montagem “/”. Não são necessários marcadores.

Home: marque a opção formatar e selecione o ponto de montagem “/home”. Não são necessários marcadores.

Em relação a partição SWAP não é necessário fazer alterações.

Após todas essas operações o resultado é o seguinte:

Instalar o Manjaro no modo UEFI

Clique em próximo e preencha as informações de usuário. Posteriormente, uma tela aparecerá lhe mostrando o estado de seu HD e como ele ficará após a instalação. É só clicar em próximo e aguardar o sistema ser instalado.

Instalar o Manjaro no modo UEFI

O procedimento de instalação costuma demorar um pouco dependendo do seu HD, não se assuste. Tome um cafezinho e aguarde, logo receberá um pop up mostrando que o sistema foi instalado. Finalmente, reinicie o sistema e desfrute do seu Manjaro Linux!

Clique aqui e saiba como instalar programas no Manjaro.

Clique aqui e saiba como gerenciar os drivers no Manjaro.

Clique aqui e saiba como gerenciar os kernels no Manjaro.

Sobretudo, caso você encontre dificuldades com a instalação, ou necessite de ajuda com alguma outra coisa relacionada, o Manjaro possui um grupo brasileiro no Telegram com usuários capacitados a lhe ajudar.

 

 

Mateus Nicolas
Pesquisador de inteligência artificial voltado para à saúde. Responsável pelo grupo Manjaro Brasil no Telegram. Utiliza openSUSE no trabalho.

Como criar documentação com MkDocs

Previous article

Valve baniu milhares de trapaceiros de seus jogos na Steam!

Next article

You may also like

More in Tutoriais