Aprenda aqui como instalar e configurar o Etcher para gravar imagens de distribuições Linux em pendrivers e cartões e utilizá-las em instalações e recuperações de sistemas.
Criando Um Pendrive De Boot Linux Com Etcher
O Etcher é um utilitário multiplataforma para gravação de imagens de sistemas em pendrivers e cartões SD. Ele funciona em plataforma Windows, Linux e MacOS. É simples, prático e extremamente funcional.
Ants de mais nada temos que realizar o download da ferramenta. Para isso vamos ao site do Etcher e descemos até a sessão “Download”.
Como podemos ver na imagem acima, temos opções para várias plataformas. Da mesma forma que existem pacotes expecíficos para Fedora e Debian, existe um AppImage que serve em qualquer distribuição. Vamos usar essa versão em nosso exemplo.
Instalando o Etcher:
A forma mais simples é a do AppImage. Portanto, faça download do AppImage referente a seu sistema (32-Bit ou 64-bit). Após o término do download abra uma janela de terminal na pasta em que o arquivo foi salvo. Vamos executar alguns comandos básicos:
Foram então executados dois comandos:
unzip etcher-electron-1.4.4-linux-x64.zip
Na sequência:
./etcher-electron-1.4.4-x86_64.AppImage
O primeiro comando extrai o arquivo .ZIP baixado, já o segundo executa o AppImage. Como resultado teremos a tela:
Visto que nesta tela o AppImage pergunta se queremos criar um atalho no menu de nosso sistema, respondemos “Sim”. Assim nas próximas execuções podemos ir pelo menu e não mais ter que executar comandos.
O funcionamento:
Abrindo o programa, a tela apresentada será esta:
E com apenas três botões, já podemos perceber que o uso é bem simples. A princípio no primeiro botão selecionamos a imagem que desejamos gravar no pendrive (ou cartão sd). Continuando, o segundo botão selecionamos a unidade a ser gravado. Caso tivermos mais de uma unidade USB conectada ao PC ele fornecerá as opções de escolha. Por último o botão Flash!, é onde mandamos gravar no disco. Um exemplo da tela preenchida seria assim:
Desse modo, ao clicarmos no “Flash!” basta apenas aguardar o processo ser finalizado.
Enfim caso tenha restado alguma dúvida, entre em nosso grupo do Telegram que lá teremos o prazer de lhe ajudar. Siga-nos em nosso Twitter para estar recebendo as novidades do blog.
PS.: Eu não cheguei a usar o Etcher em outros sistemas operacionais, mas acredito que tanto em Windows quanto em MacOS o funcionamento deva ser igualmente simples.
Até a próxima.