Hackers criaram site de phishing para roubar contas Steam

Nesse tutorial, vamos ver como instalar Steam e adicionar disco ou partição para salvar jogos modificando o diretório default que fica no disco onde o Steam está instalado.

Steam

Steam é um software de plataforma digital de entretenimento para jogos, aplicativos de programação e comunidade de jogos fornecendo serviço de atualização automática facilitando as correções de segurança e bugs sem precisar do usuário se preocupar com isso.

Criado pela Valve Corporation, foi lançado sua primeira versão em 2003 para o sistema Windows, depois de algum tempo foi portado também para MacOS em 2010, para Mobile em 2012 e para GNU/Linux em 2013.

No entanto, o Steam durante esse tempo veio se aperfeiçoando para a portabilidades de jogos desenvolvidos para determinado sistema. Há desenvolvedores que só lançam para um único sistema, portanto ficando restrito apenas a esse sistema para jogar.

A situação há algum tempo já vem mudando esse cenário com vários jogos portados para múltiplos sistemas e a mais nova, jogos que foi desenvolvido apenas para Windows possa rodar em GNU/Linux ou MacOS com o lançamento do Proton baseado no Wine.

Instalar Steam e adicionar disco ou partição para salvar jogos

Independente do sistema que está instalado o Steam, a configuração vai ser a mesma. Caso não tenha instalado o Steam em seu sistema, instale agora.

Em nosso caso, estamos usando o sistema Debian 9 Stretch 64 bits e para instalação, devemos ter privilégio de root para a execução das etapas abaixo.

1. Instalação do Steam

1.1. Adicionar o contrib e non-free na linha do repositório

É necessário adicionar no arquivo sources.list, no final de cada linha do repositório os nomes contrib e non-free que ficam no diretório /etc/apt. Após adicionados e salvo, deverá ser executado os comandos apt update e apt upgrade para atualizar o sistema com o repositório contrib e non-free ativado.

Exemplo do repositório:
deb http://deb.debian.org/debian/ stable main contrib non-free
deb http://deb.debian.org/debian/ stable-updates main contrib non-free
deb http://deb.debian.org/debian-security stable/updates main contrib non-free
Comando:
apt update && apt upgrade

1.2. Habilitar multi-arquitetura (Mult-arch)

A multi-arquitetura permite que sejam instalados pacotes de bibliotecas de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Portanto, isso é útil de diversas formas. Mas o mais comum é instalar tanto software de 64 quanto 32 bits na mesma máquina e ter as dependências resolvidas corretamente de forma automática.

Assim sendo, vamos adicionar a arquitetura e depois novamente atualizar o repositório.

Comandos:
dpkg --add-architecture i386
apt update

1.3. Instalar o cliente Steam

Agora para instalar o cliente Steam, execute o comando abaixo.

Comando:
apt install steam

Vale lembrar que deverá aceitar a licença para prosseguir com a instalação.

Instale também as bibliotecas OpenGL de 32 bits.

NOTA: Instalar as bibliotecas OpenGL de 32 bits pode desinstalar os controladores de 64 bit que tenha sido instalado anteriormente. É recomendável instalar os drivers gráficos da AMD ou NVIDIA para o seu sistema. A biblioteca OpenGL apropriada instalará junto com esses drivers.

Para Nvidia graphics hardware:

apt install libgl1-nvidia-glx:i386

Para ATI/AMD graphics hardware:

apt install libgl1-fglrx-glx:i386

2. Adicionar disco ou partição para salvar jogos

2.1. Iniciar Steam

Para iniciar o Steam, poderá executar o comando steam via terminal ou abrir o mesmo pelo Menu > Jogos > Steam. Após abrir o Steam, caso não tenha uma conta, poderá criá-la ou já entrar com uma conta previamente criada.

Iniciando – Instalar Steam e adicionar disco

Criar ou adicionar conta – Instalar Steam e adicionar disco

Entrar – Instalar Steam e adicionar disco

Página inicial – Instalar Steam e adicionar disco

2.2. Configurar idioma

Já com o Steam aberto, mudaremos primeiramente o idioma para Português-Brasil. Vamos no menu Steam > Settings e na janela que abrir, em Interface selecionamos o idioma e OK. Após a mudança deverá ser reiniciado o Steam.

Interface – Instalar Steam e adicionar disco

2.3. Configurar armazenamento dos jogos

Agora com o Steam em português, vemos uma instalação de um jogo, o mesmo sendo armazenado no disco local, no diretório default.

Instalação de jogo – Instalar Steam e adicionar disco

Diretório default – Instalar Steam e adicionar disco

Nas imagens acima, o jogo Hacknet está sendo instalado, salvos no diretório default /home/mcnd2/.steam/steam/steamapps/common.

No momento, como o armazenamento fica no disco local, vamos mudar esse diretório para um outro disco ou partição que tenha espaço suficiente para armazenar Gigabytes de jogos instalados e assim não diminuir espaço onde está instalado o sistema operacional.

2.4. Alterar o diretório

Agora no menu Steam > Configurações, na opção Downloads, iremos alterar as pastas de biblioteca, direcionando para um outro local:

Configuração de download – Instalar Steam e adicionar disco

No nosso caso, na janela Pastas de biblioteca, direcionamos o download para segunda partição de um segundo disco (sdb2) que está montado em /media/steam.

Na opção Escolha o local da instalação, escolhemos o caminho /media/steam/home/mcnd2/jogos_steam, para instalação de outro jogo que não ficará mais no disco local assim não prejudicando o sistema.

Modificar diretório – Instalar Steam e adicionar disco

Modificar diretório – Instalar Steam e adicionar disco

2.5. Configurar falha e permissão de diretório

Caso retorne falha ao adicionar pasta e sem permissão de escrita como vemos nas imagens abaixo, devemos fazer mais algumas configurações para que isso não ocorra.

Falha ao salvar no diretório modificado – Instalar Steam e adicionar disco

Sem permissão de escrita – Instalar Steam e adicionar disco

Vamos novamente na janelas de Configurações e na opção Conta, em Participação beta, Alterar. Na janela de Participação beta alteramos da opção NENHUM – Sair de todos os programas beta para a opção Steam Beta Update e damos OK. Para que a opção surta efeito, devemos reiniciar o Steam.

Configuração da conta – Instalar Steam e adicionar disco

Configuração da conta participação beta – Instalar Steam e adicionar disco

Configuração da conta participação beta reiniciar – Instalar Steam e adicionar disco

Após essa mudança, ao iniciar o Steam, automaticamente será feito uma atualização.

Atualização – Instalar Steam e adicionar disco

Caso o diretório não tenha permissão de escrita para o usuário, execute o comando abaixo no terminal com privilégio de root.

Comando:
chown mcnd2:users jogos_steam/

Observe que deverá trocar o nome mcnd2 para o seu usuário e o nome users para o grupo de seu usuário ou outro de sua preferência.

Agora vamos novamente em Configurações, opção Downloads e na Pastas de biblioteca adicionar a pasta com o caminho absoluto para onde quer salvar os Jogos: /media/steam/home/mcnd2/jogos_steam.

Adicionar novo diretório – Instalar Steam e adicionar disco

Adicionar novo diretório – Instalar Steam e adicionar disco

Podemos agora instalar outros jogos indicando o novo diretório de instalação que acabamos de adicionar. Na instalação desse primeiro jogo, nesse novo diretório, será criado automaticamente os diretórios steamapps e common. Dentro deles que será criado os diretórios das novas instalações dos jogos.

Instalação de jogo em novo diretório – Instalar Steam e adicionar disco

Instalação de jogo em novo diretório – Instalar Steam e adicionar disco

Jogo instalado no novo diretório – Instalar Steam e adicionar disco

Pronto! Steam instalado e adicionado outro diretório onde será instalado novos jogos.

Gostou do tutorial, compartilhe.

Faça parte do nosso grupo no Telegram.

Para receber atualizações de nosso blog, siga-nos no Twitter.

Até a próxima…

Glauber GF
Graduando em Sistemas de Informação, militante de software livre, usuário assíduo do sistema GNU/Linux e também membro do Viva o Linux.

Feliz aniversário, Linux!

Previous article

Lançado o primeiro Release Candidate do kernel 4.19

Next article

You may also like

More in Tutoriais