in

Instale a Calculadora do Windows no Linux

Uma empresa independente fez parceria com a equipe do Ubuntu.

Calculadora do Windows 10 agora disponível no Android e no iPhone

Faz um tempo que o código da Calculadora do Windows está disponível. Inclusive, o programa tem versões para Android e iPhone. Agora, chegou a vez de usuários do Linux. Esta possibilidade inesperada de ter o aplicativo é cortesia da Plataforma Uno. Eles pegaram o código-fonte do aplicativo Calculadora padrão do Windows e o colocaram em funcionamento em desktops Linux.

E o aplicativo resultante, agora chamado de Uno Calculator, já que eles não podem usar a marca Windows, está disponível no Snap Store (e, portanto, disponível para usuários em várias distros).

Instale a Calculadora do Windows no Linux

A plataforma Uno é um esforço do tipo “código uma vez, executado em qualquer lugar”. Ele permite que os desenvolvedores criem aplicativos móveis e de desktop nativos usando C # e XAML e os adaptem sem esforço para parecer, sentir e se encaixar em todos os sistemas operacionais e dispositivos que o desenvolvedor deseja atingir.

Na plataforma Linux Uno, os aplicativos usam o mecanismo de renderização Skia para desenhar a IU e integrá-la à área de trabalho do Ubuntu com um quadro GTK regular. “E é tudo de código aberto, construído no Projeto Mono”, explica o Ubuntu.

Instale a Calculadora do Windows no Linux

Instale a Calculadora do Windows no Linux: vale a pena usar?

A Microsoft apresenta seu produto como “… um aplicativo moderno do Windows escrito em C ++ [que] fornece funcionalidade de calculadora padrão, científica e do programador, bem como um conjunto de conversores entre várias unidades de medida e moedas”.

São essas funções de ‘conversão’ que podem ser úteis. O aplicativo de calculadora padrão do Ubuntu (GNOME Calculator) é o suficiente para a maioria das necessidades, mas não possui algumas dessas funções adicionais de unidade e moeda. Qt app Qalculate é a ferramenta análoga mais próxima disponível nativamente.

No entanto, essa novidade talvez seja melhor vista como uma prova de conceito; uma flexibilidade da Plataforma Uno e o que ela pode permitir que os desenvolvedores façam.

Se você estiver interessado em experimentar a Calculadora – seja por novidade ou necessidade – vá até a Snap Store para obtê-la.

Calculadora Uno na loja Snap

Como alternativa, abra um terminal e execute:

sudo snap install uno-calculator --beta

Ubuntu diz que está planejando trabalhar com a comunidade da plataforma Uno para trazer mais aplicativos para o sistema Linux.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.