SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Instale o Adobe Creative Cloud no Linux

Deseja instalar o Photoshop ou outros aplicativos Adobe CC no Linux? Se assim for, há um novo script acessível que pode ajudar.

Projetado para o PlayOnLinux, o script facilita a instalação de aplicativos Adobe CC no Ubuntu e outros desktops Linux. Com ele, você não se preocupa com as configurações do Wine ou os pacotes ausentes.

Já foi possível executar o Photoshop, o Dreamweaver, o Illustrator e outros aplicativos da Adobe no Linux.

Mas, quando o Adobe Creative Cloud baseado em assinatura foi introduzido em 2015, o processo tornou-se um pouco mais difícil devido em parte, a algumas versões do programa de instalação que a Adobe distribuiu não funcionar bem no Wine.

Este script facilita a instalação do Adobe CC no Linux

Corbin Davenport, escritor e desenvolvedor, estava entre os usuários do Linux que encontraram esse obstáculo, observando que ele achou “desafiante” instalar o Photoshop CC no Linux. Ele explica no repositório Github do seu script.

Ter o Creative Cloud no Wine é bastante difícil, graças a várias versões do programa de instalação que estão disponíveis no site da Adobe, que variam em compatibilidade com Wine.

Mas ele logo “descobriu o melhor método” e fez um script de instalação que “cuida de tudo”.

Como usar o script Creative Cloud PlayOnLinux

O script Creative Cloud Linux do Corbin funciona com o PlayOnLinux, um front-end GUI amigável para o Wine que permite instalar, gerenciar e executar aplicativos do Windows em desktops Linux.

Portanto, você precisará baixar e instalar o PlayOnLinux para usar esse script. Depois de ter configurado o PlayOnLinux, você pode seguir em frente e baixar/salvar o script do Github:

Adobe CC Script

Em seguida, abra o PlayOnLinux, vá para ‘Ferramentas’> ‘Executar um script local’ e selecione o script de instalação que você baixou acima.

O script configurará automaticamente o seu ambiente Wine, instalará pacotes relevantes/necessários (atmlib, fontes principais, gdiplus, etc.). Em seguida, proceda para baixar e instalar o aplicativo Adobe Application Manager.

É o Adobe Application Manager que você precisará usar para baixar e instalar o Photoshop, Dreamweaver, Illustrator e outros aplicativos Adobe CC.

Quais aplicativos funcionam?

Corbin diz que ele só testou o Adobe Application Manager, com o Photoshop CC 2015 e o Lightroom 5.

Para obter detalhes sobre o bom funcionamento de outros aplicativos no Creative Cloud, verifique o banco de dados do aplicativo Wine para obter detalhes.

Você não obtém o Photoshop gratuitamente

Este script, devo enfatizar, não lhe dá acesso livre e irrestrito ao conjunto de aplicativos da Adobe.

Você precisará de um ID da Adobe para baixar e instalar aplicativos usando o Adobe Application Manager.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários. Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Fonte OMG Ubuntu
Comentários