Intel adiciona nova opção para ajudar a criar o perfil de seu driver Vulkan de código aberto

Uma solicitação de mesclagem de dois anos finalmente chegou à linha principal para o Mesa 23.1. O objetivo principal é aprimorar o perfil dos drivers Mesa Vulkan de código aberto. Sendo assim, a Intel adiciona nova opção para ajudar a criar o perfil de seu driver Vulkan de código aberto.

A nova opção adicionada à integração do sistema de janelas Vulkan (WSI) da Mesa é uma cadeia de troca sem cabeça. Isso é para transformar cada criação de swapchain em um swapchain nulo e, por sua vez, não apresentar nada, o que, por sua vez, permite que o aplicativo produza tantos quadros quanto possível.

A intenção quando este modo é ativado por meio da variável “MESA_VK_WSI_NULL_SWAPCHAIN” é ajudar a identificar pontos lentos no caminho do código de construção do buffer de comando do driver Vulkan.

Intel adiciona nova opção para ajudar a criar o perfil de seu driver Vulkan de código aberto

Esta opção de cadeia de troca sem cabeça Mesa Vulkan foi iniciada por Lionel Landwerlin da Intel há dois anos, mas demorou até hoje para ser mantida.

Isso não é útil diretamente para jogadores/entusiastas do Linux, mas pode beneficiá-los indiretamente com os desenvolvedores de driver Vulkan sendo capazes de aproveitar a cadeia de troca sem cabeça para ajudar a descobrir caminhos de código lentos. Como isso está apenas tocando no código Mesa Vulkan WSI comum e não específico do ANV, isso pode ajudar outros drivers Mesa Vulkan também além da Intel. Consulte este MR para obter mais detalhes, se estiver interessado.

Slides/vídeos da conferência Vulkanised 2023 Vulkan disponíveis

Realizado no mês passado na cidade mais maravilhosa de Munique, o The Khronos Group sediou o Vulkanised 2023 como sua Vulkan Developers ‘Conference and Meetup. Os slides e vídeos do evento já estão disponíveis, incluindo palestras sobre o esforço RADV da Valve e muito mais.O Vulkanised 2023 em Munique foi patrocinado pela AMD, Arm, Google, LunarG, Khronos e Samsung para o evento de três dias com mais de 30 palestrantes.

O vídeo e os slides começaram a aparecer em fevereiro, enquanto antes de escrever sobre isso, eu esperava que algumas das palestras restantes tivessem seus ativos carregados, como Friedrich Vock da Valve e Timur Kristóf falando sobre seu trabalho no driver RADV.

Timur Kristóf também apresentou em mesh shaders:

Também há conversas sobre Vulkan no Android, uso do ANGLE, transição do OpenGL, uso do Vulkan Variable Rate Shading, pipelines de renderização sem vínculo, computação Vulkan, RDNA3 Vulkan e muito mais. As gravações de vídeo e slides estão disponíveis em Vulkan.org.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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