Intel envia grande lote de novos códigos de driver de gráficos para Linux 5.15

Os engenheiros da Intel enviaram na sexta-feira um grande lote de melhorias no driver gráfico do kernel para o DRM-Next para enfileiramento antes da janela de mesclagem do Linux 5.15.

Esta última solicitação de pull de gráficos Intel Linux tem habilitação de placa de vídeo DG2, trabalho inicial em XeHP, preparações de agendador DRM, gerenciamento de memória TTM agora pronto para sistemas GPU discretos e outros trabalhos de hardware de última geração.

Conforme solicitado, há muita refatoração para aumentar o uso de TTM alocador e preparação para agendador DRM. Observe que às vezes os patches trocam simplicidade para desempenho e reversão de otimizações não vistas como críticas. Portanto, algumas regressões de desempenho são esperadas. Por exemplo, está diminuindo o caminho de realocação de GPU mais rápido para plataformas mais antigas, que deve ser atenuado pela atualização para as versões mais recentes do UMD para recuperar o perf.

Este PR deixa cair vários bits de uAPI onde o espaço do usuário deixou a bola cair após as avaliações foram concluídas em ambos os lados (Obrigado Jason por fazer a devida diligência!). Devido à complexidade de rastrear quem usou o quê, acho que poderíamos fazer melhor no futuro para evitar tais situações.

Além da refatoração e limpeza de uAPI, há um código preliminar para Plataformas ADL-P / XeHP e DG2. Correções para ADL-S e remoção do código CNL. Algumas correções que foram Cc: já estáveis. Removendo desnecessário soluções alternativas por revisão e adição ausente para Gen12 iGFX.

Intel tem um grande lote de novos códigos de driver de gráficos para Linux 5.15

  • Código inicial para gráficos discretos XeHP e DG2. A Intel começou a postar este código de placa de vídeo XeHP SDV e DG2 no mês passado após o DG1 ter se esquadrado;
  • Uma grande refatoração do back-end GuC (microcontrolador gráfico) para permitir a ativação no Gen11 +. Intel tem lido gerenciamento de energia baseado em firmware GuC para hardware mais recente. Bem, isso está acontecendo há muito tempo, mas com o empurrão recente parece que pelo menos para o hardware mais recente pode finalmente estar pronto para o centro das atenções;
  • Suporte para o uso de gerenciamento de memória TTM para memória do sistema em sistemas de plataforma gráfica discreta;
  • Preparações em torno do uso do agendador DRM;
  • Migração e limpeza de páginas em pipeline;
  • Soluções alternativas necessárias para Alder Lake P, bem como correções específicas para Alder Lake S;
  • Com gráficos Gen12 fazendo uso de informações de fusível agora para descobrir quando habilitar a unidade Scaler and Format Converter (SFC).

A lista completa de mudanças notáveis ??para esta solicitação pull mais recente da Intel pode ser encontrada via dri-devel.

Arme o driver SMCCC TRNG na fila de espera do Linux 5.15

O kernel Linux já suporta o uso da interface SMCCC True Random Number Generator (TRNG) da Arm dentro do código de semente aleatória, enquanto para o próximo ciclo do Linux 5.15 um driver “arm_smccc_trng” está sendo adicionado e permitirá expor a entropia ao espaço do usuário.

Arm define esta verdadeira interface de firmware de gerador de número aleatório e é usado para semear o pool aleatório e também pode ser usado por convidados virtualizados KVM. Indiscutivelmente, o que está atrasado, mas agora está acontecendo, é fornecer este driver Arm SMCCC TRNG para expor a entropia de uma maneira fácil para o espaço do usuário. Com este novo driver, a entropia desta interface de firmware pode ser exposta via /dev/hwrng. Por sua vez, isso é útil para ser capaz de verificar a qualidade da entropia com rngtest de rng-toolutilitário e similares. Assim, é mais fácil avaliar e confiar nessa interface de firmware para as necessidades do TRNG.

A interface 1.0 de firmware do gerador de números aleatórios Arm True foi lançada no ano passado e, em última análise, apoiada por um dispositivo de hardware como o TRNG do Arm TrustZone ou outro ruído bruto.

O novo driver contribuído por Arm é colocado na árvore “cryptodev” Git antes da janela de mesclagem do Linux 5.15 abrir em algumas semanas.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile