Intel fala sobre o Icelake na Computex 2019

Escrito por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Na palestra da Intel na Computex, Icelake foi o assunto principal de sua apresentação. As CPUs móveis Icelake não estão sendo entregues agora. Porém, dizem que serão lançadas neste verão. Então, na Computex 2019 a Intel fala sobre o Icelake.

YouTube video

Um dia após os grandes anúncios Zen 2 e Navi da AMD, a Intel falou sobre os pontos de venda da Icelake.

Os destaques da Intel que fala sobre o Icelake na Computex 2019 resumem-se basicamente a:

YouTube video

 

  • Icelake será conhecido como 10th Generation Core;
  • Icelake ainda será oferecido em até quatro designs core/eight thread até 4.1GHz max turbo frequency;
  • Os TDPs em peças móveis Icelake variam de 9 a 28 Watts;
  • Os gráficos Gen11 no Icelake ainda estão sendo anunciados como 1 TeraFLOP de potência computacional com até 64 unidades de execução;
  • A Icelake apresentará uma nova PCH (14nm) que fornece WiFi 6, seis portas USB 3.1, DSP de áudio quad-core, 16 pistas PCIe Gen 3, portas SATA 6Gbps e eMMC 5.1;
  • A Intel ainda está buscando o Projeto Athena como uma especificação atualizada anualmente que é um “programa abrangente de inovação” em torno da duração da bateria, desempenho/capacidade de resposta, fator de forma e outros critérios para atender a essa avaliação emblemática da Intel;
  • Os primeiros laptops com Icelake devem ser enviados neste verão.

YouTube video

 

Detalhes adicionais sobre isso no link Intel.com.

Intel Gallium3D obtém outra otimização de desempenho em torno da vetorização de IO

O driver Intel Gallium3D viu outra otimização de desempenho agora incorporada no código de desenvolvimento do Mesa 19.2 para sua versão estável no próximo trimestre.

Novo no driver Intel Iris Gallium3D é o suporte para vetorizar seu IO. Em alguns testes gráficos com gráficos Skylake GT4  foi capaz de melhorar o desempenho em cerca de 9%, porém em outros casos, menos de 1%. A grande melhoria no desempenho veio quando esta vetorização de IO foi capaz de ajudar na eliminação de todos os derramamentos nos shaders.

O desenvolvedor líder do Intel Gallium3D, Kenneth Graunke, adicionou a re-vetorização do suporte ao IO do shader ao código do rastreador de estado Mesa NIR para os drivers que querem re-vetorizar seu IO do shader após as otimizações variadas serem concluídas. E, em seguida, lançando o suporte para vetorizar o IO para o driver Intel Gallium3D.

O driver Intel Gallium3D já vem apresentando desempenho praticamente igual ao de seu clássico driver OpenGL Mesa, pelo menos até o momento em que o Mesa 19.2.0 será lançado em agosto. Será interessante ver como esse driver GL de código aberto funciona para a geração atual da Intel.

A Intel ainda quer que esse driver Gallium3D seja sua solução Linux OpenGL padrão até o final do ano. Considerando suas otimizações quase diárias, parece bom chegar a esse ponto o quanto antes.

Compartilhe este artigo