Notícias

25/11/2021 às 14:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Intel Graphics Compiler 1.0.9289 lançado como uma grande atualização

Intel Graphics Compiler 1.0.9289 lançado como uma grande atualização

A Intel acaba de lançar IGC 1.0.9289 como uma grande atualização para seu compilador gráfico de código aberto usado no Linux atualmente por sua pilha de computação OpenCL/oneAPI Nível Zero e também pelo Windows com seu driver oficial.


Intel Graphics Compiler baseado em LLVM tem amadurecido bem nos últimos anos, desde sua introdução original como parte de seu driver OpenCL “NEO” no Linux. A Intel até começou a usar IGC no Windows dentro de sua pilha de drivers amplamente usada, enquanto os drivers Mesa OpenGL/Vulkan da Intel podem eventualmente fazer a transição para usar IGC também por ter um compilador gráfico unificado entre os alvos.

Intel Graphics Compiler 1.0.9289 lançado como uma grande atualização

Intel Graphics Compiler 1.0.9289 lançado como uma grande atualização
Intel Graphics Compiler 1.0.9289 lançado como uma grande atualização

Lançado minutos atrás, o Intel Graphics Compiler 1.0.9289 foi uma das maiores atualizações dos últimos tempos. IGC 1.0.9289 implementa muito mais recursos SPIR-V IR para ir do OpenCL Extended Instruction Set, detecção automática de módulos SPMD/ESIMD/SPMD + ESIMD SPIR-V, suporte para novas extensões como SPIR-V SPV_INTEL_group_instructions, agora suportando relocações dentro das seções const/globais, inúmeras alterações em seu back-end Vector Compute “VC”, permitindo otimizações de tempo de link (LTO) para compilação de estágio, preempção para o caminho VC com Skylake e mais recente, e uma série de outras alterações.

O IGC normalmente vê lançamentos de fontes semanais, embora este seja seu primeiro lançamento público desde o final de setembro, portanto, há uma tonelada incluída como parte desta nova versão.

Fontes IGC junto com binários Ubuntu pré-construídos para v1.0.9289 podem ser baixados do GitHub . No próximo lançamento do Intel Compute-Runtime incorporando o novo IGC, parece ser um bom momento para lançar novos benchmarks Intel OpenCL Linux.

Arcan 0.6.1 lançado com mais recursos adicionados a esta pilha de exibição de código aberto

Arcan como uma pilha de servidor de exibição de código aberto originalmente construída sobre um motor de jogo e abraçando VR / XR, e impulsionar outras novas tecnologias está disponível com uma nova versão.

Arcan se tornou um grande projeto para aqueles que não estão familiarizados com ele em artigos anteriores. Arcan se descreve no GitHub como “uma estrutura de desenvolvimento poderosa para criar virtualmente qualquer coisa, desde interfaces de usuário para aplicativos incorporados especializados até ambientes de desktop autônomos completos. Em seu cerne está um mecanismo de multimídia robusto e portátil, com uma interface de script Lua bem testada e bem documentada. O desenvolvimento enfatiza a segurança, a capacidade de depuração e o desempenho – guiado pelo princípio da menor surpresa em termos de design de API. “O

Arcan 0.6.1 tem outro grande lote de melhorias para esta pilha de tela/desktop de código aberto original. Em particular, muita ênfase para o lançamento está em sua camada de rede, mas também em melhorias básicas.

Alguns dos destaques do Arcan 0.6.1 incluem:

  • Melhorias para reduzir a latência de entrada;
  • Melhor lidar com telas de atualização de taxa variável (VRR);
  • Trabalho em seu protocolo de rede A12 como sua substituição de implementação de rede SSH/VNC/RDP/X11. 
  • Seu código de rede A12/Arcan agora está usando Zstd para transferências binárias, um armazenamento de chaves básico foi implementado para fins de criptografia e muito mais;
  • Xarcan como sua bifurcação X.Org agora lida com as transições de GPU de forma mais graciosa e tem integração básica com a área de transferência e suporte para cursor acelerado;
  • Várias melhorias em seu código EGL-DRI;
  • Melhorias contínuas em torno de seu suporte a scripts Lua;
  • O código Arcan agora deve ser compilado em todos os principais BSDs.

Saiba mais sobre o Arcan 0.6.1 ou baixe-o em Arcan-FE.com.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.