Notícias

30/11/2021 às 11:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Intel lança Linux Patches trazendo recursos para gráficos Alder Lake N

Intel lança Linux Patches trazendo recursos para gráficos Alder Lake N

Com o suporte do driver gráfico para a série Alder Lake S em boa forma com Linux 5.16 e o suporte para a série Alder Lake P também chegando junto para os próximos laptops baseados em ADL, o próximo passo é a ativação de Alder Lake N para Linux. Assim, a Intel lança Linux Patches trazendo recursos para gráficos Alder Lake N.


Alder Lake N para hardware low-end e de baixo consumo agora está chegando. Apesar do suporte existente de ADL-S e ADL-P Linux, ele basicamente está adicionando novos IDs de PCI para ADL-N.

Enviado esta manhã foi um patch para trazer o suporte da plataforma Alder Lake N da perspectiva do driver gráfico do Linux. Alder Lake N está sendo tratado como uma subplataforma de Alder Lake P e basicamente consiste em novas IDs de PCI sendo adicionadas ao driver do kernel.

Intel lança Linux Patches trazendo recursos para gráficos Alder Lake N

Os Alder Lake N PCI IDs para os gráficos são 0x46D0, 0x46D1 e 0x46D2. Nada mais realmente notável a partir desta ativação para Alder Lake N. Os detalhes e rumores de ADL-N têm sido bastante leves, mas considerando apenas agora ver esta ativação de plataforma começar para Linux, estamos supondo que as partes de Alder Lake N não aparecerão no mercado também em breve. Estou monitorando, como sempre, qualquer outro patch de ativação de hardware interessante para chegar às listas de discussão do kernel do Linux e repositórios Git.

Driver AMD-Pstate atualizado pela quinta vez para melhorar a eficiência de energia do Ryzen no Linux

Intel lança Linux Patches trazendo recursos para gráficos Alder Lake N
Intel lança Linux Patches trazendo recursos para gráficos Alder Lake N. Enquanto isso, o driver AMD-Pstate atualizado pela quinta vez para melhorar a eficiência de energia do Ryzen no Linux

Foi enviada hoje a quinta revisão do novo driver de kernel “amd-pstate” da AMD focado em fornecer controles de freqüência de CPU aprimorados para sistemas Linux.

O driver P-State da AMD permanece em desenvolvimento ativo para melhorar a eficiência de energia do Linux para os processadores Ryzen (e EPYC). AMD P-State faz uso de ACPI CPPC para controles de frequência mais informados e refinados em processadores modernos (Zen 2 e mais recentes) em comparação com o que é oferecido pelo driver de escala de frequência ACPI CPUFreq existente atualmente usado por sistemas AMD Linux.

A AMD tem trabalhado neste novo driver Linux com parceiros como Valve para garantir eficiência de energia ideal no Steam Deck e outros hardwares com tecnologia AMD. Com os patches da v5 de hoje, há uma correção de aviso de construção ao construir o kernel do Linux no LLVM Clang, documentação atualizada e outras correções.

Consulte a série de patches para obter os trabalhos mais recentes no driver AMD P-State Linux. 

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×