Intel turbina projeto antigo de kernel Linux em tempo real

A Intel prometeu nesta semana investir pesado em um projeto que existe há pelo menos duas décadas. A ideia é dar um novo fôlego a um projeto de kernel Linux que começou há cerca de 20 anos, mas sempre faltaram financiamento e contribuidores. Porém, tudo mudou quando a Intel resolveu adquirir a Linutronix, um local para desenvolvedores com sede na Alemanha. Essa empresa fornece serviços para sistemas industriais baseados em Linux. Portanto, a Intel turbina projeto antigo de kernel Linux em tempo real.

A Intel não divulgou o valor pago pelo Linutronix, que também é especialista em aplicativos Linux em real time. A aquisição ocorre quando os aplicativos industriais em tempo real são configurados para fazer uso crescente de comunicação de baixa latência entre controladores, sensores, robôs e ferramentas e outros equipamentos.

O mais interessante é que o Linutronix é descrito pela Intel como o arquiteto do conjunto de patches PREEMPT_RT, que quando aplicado e habilitado torna o kernel Linux o mais preemptivo possível. Isso, por sua vez, reduz as latências internas, o que é muito útil para aqueles que agendam threads de software sensíveis ao tempo para serem concluídos dentro de um determinado prazo (usando o agendador de prazo). Isso, por sua vez, é útil para garantir, por exemplo, que os dados recebidos sejam processados de forma confiável dentro de um prazo apertado.

Intel turbina projeto antigo de kernel Linux em tempo real. Que projeto é esse?

Até agora, PREEMPT_RT sofreu com a falta de contribuidores e investimentos suficientes para integração e manutenção do kernel principal. Embora as pessoas estejam construindo produtos que usam o patch de preempção, eles não contribuíram com financiamento ou feedback suficiente. O resultado disso é que esse processo de desenvolvimento diminuiu. A Linutronix sempre possuiu pouca gente envolvida na manutenção do PREEMPT_RT.

É um projeto de longo prazo realmente significativo que vem acontecendo há muitos anos, disse Mark Skarpness, vice-presidente e gerente geral de engenharia de software de sistema do Grupo de Software e Tecnologia Avançada da Intel. 

Pretendemos continuar a apoiá-lo. Achamos que é realmente uma peça crítica de tecnologia que será usada em muitos lugares.

Um problema em aberto

A natureza do código aberto pode ter atrasado o desenvolvimento do PREEMPT_RT: as empresas estão contentes em consumi-lo, mas podem não ser capazes de contribuir muito para ele por várias razões, disse uma fonte. Isso deixou o PREEMPT_RT sendo monitorado por poucas pessoas, apesar de seu uso em eletrônica embarcada e industrial.

Toda a questão do Heartbleed, lembra disso?” a fonte adicionada, traçando paralelos entre os projetos OpenSSL e PREEMPT_RT. Descobrimos que o OpenSSL é mantido por duas pessoas, que são responsáveis pelo mundo inteiro. Você sabe, a criptografia é executada por duas pessoas em seu tempo livre.

Heartbleed é a falha de segurança do OpenSSL de 2014. Ela serve para extrair senhas, chaves e outros segredos de sistemas vulneráveis.

Como pode se dar o avanço desse processo?

aquisição da Linutronix pela Intel é um movimento positivo e acelerará o desenvolvimento, segundo uma fonte não revelada. “Acho que o tempo real se tornará muito mais importante no futuro. O comportamento determinístico do sistema operacional em tempo real será um fator chave no novo hardware.”

Os aplicativos industriais do Linux, como a robótica, geralmente precisam impor restrições de tempo para suas tarefas. Ter PREEMPT_RT habilitado e suportado é uma vantagem ou um requisito para esses sistemas.

“O conjunto de patches permite o comportamento determinístico que esses aplicativos industriais exigem quando executados no Linux”, disse Kate Stewart, vice-presidente de sistemas embarcados confiáveis da The Linux Foundation. 

O Linutronix está nos estágios finais de obter os patches PREEMPT_RT restantes, disse Stewart.

“Estou ansioso para continuar trabalhando com Linutronix e Intel na colaboração para upstream de patches PREEMPT_RT no kernel Linux”, disse Stewart.

Outra fonte familiarizada com os desenvolvimentos no conjunto de patches PREEMPT_RT observou que as empresas industriais não podem contribuir muito para o projeto de código aberto. Isso porque muitas vezes não têm a “experiência de engenharia e mão de obra de software necessária para fazer tudo por conta própria. Portanto, precisam de alguém como o Linutronix para ajuda.”

Intel vai abrir

A Intel também está recebendo uma contribuição significativa para a base de código x86 do kernel Linux no Linutronix. Isso por parte do CTO Thomas Gleixner, que também esteve envolvido com o desenvolvimento de mitigações de canal lateral de execução especulativa para essa arquitetura de CPU, disse Michael Larabel. Ele é engenheiro de software e fundador da Phoronix , que acompanha os desenvolvimentos no Linux.

“Além de suas contribuições diretas para o código x86 e outras áreas do kernel, ele também revisa ativamente muitas séries de patches do kernel e, em geral, é um tremendo trunfo para a comunidade Linux”, disse Larabel.

Gleixner já havia notado progressos e também problemas de retenção de PREEMPT_RT. A aquisição pela Intel permite que Gleixner e outros “se concentrem mais em apenas grandes contribuições de código upstream e menos em desafios de pequenas empresas”, disse Larabel.

PREEMPT_RT, quando ativado, altera a maneira como o kernel trata interrupções e bloqueios para que, se um thread precisar de tempo em um núcleo de CPU, ele possa obtê-lo com muito pouca latência. Para a maioria dos usuários de desktops Linux convencionais, isso não significa muito. Porém, pode ser um grande negócio para o uso do Linux embarcado, disse Larabel.

Essa funcionalidade no Linux principal tornará mais fácil para usuários e desenvolvedores configurar o kernel para atividades em tempo real. Tudo isso sem se preocupar com patches fora da árvore, novas versões do kernel ou quebra de novos lançamentos pontuais.

“Houve um bom progresso com a redução do delta do patch PREEMPT_RT que atualmente é realizado fora da árvore e agora com o apoio da Intel esperamos cruzar a linha de chegada em breve”, disse Larabel.

Via The Register

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile