in

Inteligência artificial detecta plásticos nos oceanos analisando imagens de satélite

O sistema consegue distinguir entre plásticos e materiais naturais.

Um sistema de inteligência artificial, ou IA, detectou plásticos nos oceanos, analisando imagens de satélites que orbitam a Terra.

Os cientistas por trás da técnica afirmam que é a primeira vez que manchas de plástico nas águas costeiras são detectadas por satélites.

Inteligência artificial detecta plásticos nos oceanos

O sistema estuda imagens coletadas pelos satélites Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia para detectar detritos flutuando nos oceanos do mundo. Esses objetos absorvem e refletem a luz para produzir uma “assinatura espectral” nos dados que contêm pistas sobre o que são.

Pesquisadores do Laboratório Marítimo de Plymouth, no Reino Unido, treinaram um algoritmo para classificar os diferentes objetos, identificando diferenças em suas assinaturas espectrais.

Eles então executaram o algoritmo sobre imagens de mares ao redor do Canadá, Escócia, Gana e Vietnã. Em média, o sistema diferenciava entre plásticos e materiais naturais, como algas marinhas, com 86% de precisão.

Inteligência artificial detecta plásticos nos oceanos analisando imagens de satélite
O sistema estuda imagens coletadas pelos satélites Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia para detectar detritos flutuando nos oceanos do mundo.

Agora, a equipe planeja refinar a técnica para detectar com precisão manchas flutuantes em águas costeiras turvas e grandes rios.

Eventualmente, eles esperam que o método seja combinado com drones para monitorar o lixo plástico e apoiar as operações de limpeza. Mas eles acrescentam que a única maneira de limpar nossos oceanos poluídos é reduzir drasticamente a quantidade de plástico que produzimos.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: The Next Web

Leia mais:

Este porto equipado com inteligência artificial no Japão evita colisões de navios melhor que os humanos

Aulas online gratuitas sobre Inteligência Artificial são oferecidas pela Microsoft

A inteligência artificial está começando a evoluir