A Revolução da IA na Cibersegurança: Previsões para 2024

inteligencia-artificial-2024

A cibersegurança está prestes a passar por uma revolução. À medida que avançamos para 2024, espera-se que as ameaças cibernéticas continuem a crescer em sofisticação, com um aumento nas tentativas de phishing profissionalizadas e operações de informação escaláveis impulsionadas pela Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e Grandes Modelos de Linguagem (LLMs).

Ameaças emergentes

Os especialistas preveem que os cibercriminosos utilizarão a GenAI e os LLMs para revolucionar as operações de phishing, serviços de mensagens curtas (SMS) e outras operações de engenharia social. Eles podem usar essas tecnologias para fazer o conteúdo e o material, incluindo voz e vídeo, parecerem mais legítimos. Eles também podem usar LLMs para limpar traduções. Tudo isso torna mais difícil para os usuários identificar fraudes e detectar tentativas de phishing.

Além disso, com a ajuda da GenAI, os ataques poderão escalar suas campanhas para atingir um maior número de indivíduos com conteúdo altamente personalizado e convincente. Com a escalabilidade desses tipos de operações de informação, corre-se o risco de reduzir a confiança do público nas notícias e informações (online), a ponto de todos se tornarem mais céticos. Isso pode tornar cada vez mais difícil para empresas e governos se envolverem com seu público no futuro próximo.

Defesa cibernética

Por outro lado, para os defensores cibernéticos, a GenAI, os LLMs e as tecnologias relacionadas podem ser usados para reforçar suas tarefas demoradas, incluindo detecção e resposta, atribuição de adversários em escala, análise e capacidades de engenharia reversa. Essas tecnologias são esperadas para melhorar significativamente a capacidade humana de analisar e agir sobre grandes conjuntos de dados.

Os especialistas preveem que o grande caso de uso da GenAI na cibersegurança – sintetizando e contextualizando grandes quantidades de dados em inteligência de ameaças e fornecendo análises acionáveis – se concretizará no próximo ano. Veremos novas formas de sobrepor dados específicos do cliente de uma forma altamente confidencial, dando às organizações a capacidade de tomar ações significativas com rapidez e escala.

Conclusão

A cibersegurança está prestes a passar por uma revolução, impulsionada pela GenAI e pelos LLMs. À medida que avançamos para 2024, é crucial que as organizações estejam preparadas para enfrentar essas novas ameaças e aproveitar as oportunidades que essas tecnologias oferecem para melhorar suas defesas cibernéticas.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.