Agora você já pode pedir ao ChatGPT para lembrar coisas sobre você

agora-voce-ja-pode-pedir-ao-chatgpt-para-lembrar-coisas-sobre-voce

Desde que foi lançado, no final de 2022, que o ChatGPT vem causando uma revolução na IA generativa. Milhões de pessoas fizeram uso da inteligência artificial do ChatGPT, mas até agora, o chatbot não tinha ideia de quem você era entre os bate-papos. Agora, conforme você conversa com o ChatGPT, ele começará a se lembrar de coisas sobre você, por si só ou se você lhe disser explicitamente para se lembrar de algo. E se algo der errado, você pode abrir suas configurações e ajustá-lo ao seu gosto. Sim, agora você já pode pedir ao ChatGPT para lembrar coisas sobre você.

ChatGPT ganha memória própria

agora-voce-ja-pode-pedir-ao-chatgpt-para-lembrar-coisas-sobre-voce


Como dissemos no início, antes, o ChatGPT não sabia nada sobre você. No entanto, agora, essa tecnologia está começando a guardar informações sobre você. E, claro, você pode ajustar essas informações nas configurações.

Você pode conferir os detalhes completos no blog da OpenAI. A atualização vem com um botão de “memória”, que você pode ativar ou desativar a qualquer momento. Quando ativado, o ChatGPT começará a lembrar fatos sobre você e a usar o que sabe em conversas futuras.

A OpenAI usa um exemplo em que alguém ensina ao ChatGPT que seu filho gosta de água-viva, que então usa esse conhecimento quando o pai pede ideias para um cartão de aniversário. Simples assim! Mas, claro, se você não quiser que essas informações sejam guardadas, basta desativar o botão de memória.

Ajustes nas configurações

Felizmente, se o ChatGPT descobrir algo errado sobre você, você poderá acessar suas memórias por meio das configurações e editar o que ele sabe. E se você gosta do recurso de memória, mas deseja bater um papo do zero, você pode usar bate-papos temporários e o ChatGPT não se lembrará nem usará nada. Pelo menos nesse momento, você pode decidir se e o que o ChatGPT guarda sobre você. Bom, pelo menos é o que parece.

A OpenAI está atualmente testando esse recurso no ChatGPT Plus e na versão gratuita. No momento, ele está disponível apenas para um número selecionado de usuários; portanto, se você ainda não consegue vê-lo, pode ser necessário esperar um pouco. No entanto, uma vez lançado corretamente, o recurso de memória também permitirá que você configure um perfil com GPTs personalizados.

Para algumas pessoas, esse recurso pode ser bem interessante. Para outras, nem tanto. De qualquer forma, você tem a escolha de usá-lo ou não. Se preferir usá-lo, que seja para te favorecer de alguma forma.