Gemini

Gemini: você já pode usar a IA para analisar documentos e criar gráficos a partir de planilhas

Imagem com a logomarca do Gemini

A funcionalidade de upload e análise do Gemini finalmente está recebendo suporte para mais tipos de arquivo. Agora você já pode usar o Gemini para analisar documentos e criar gráficos a partir de planilhas.

Gemini já pode ser usado para analisar documentos e criar gráficos a partir de planilhas

O Gemini já permite que os usuários carreguem documentos e planilhas para obter respostas, gerar resumos e criar gráficos. O recurso era limitado anteriormente a imagens, mas agora suporta vários tipos de arquivo de documento e planilha na versão beta mais recente do aplicativo Google.

Embora o anúncio recente do Google tenha incluído apenas usuários do Workspace, podemos confirmar que o recurso está disponível na versão 15.34.32.29.arm64 beta do aplicativo Google para alguns usuários do Gemini Advanced também.

O Gemini permite que você carregue arquivos do armazenamento do seu telefone ou diretamente do Google Drive. Você pode então fazer perguntas ao Gemini relacionadas ao arquivo carregado e ele analisa o arquivo para fornecer uma resposta adequada.

Imagem de celular usando o Gemini
Imagem: Android Authority

O recurso suporta 10 uploads de arquivos de até 100 MB cada por vez. No entanto, ele não permite que você carregue imagens e arquivos no mesmo prompt.

Uma página de suporte destacando o recurso lista os seguintes tipos de arquivo suportados: arquivos de texto simples: TXT; arquivos de documentos: DOC, DOCX, PDF, RTF, DOT, DOTX, HWP, HWPX; documentos criados no Google Docs; arquivos de dados tabulares: CSV, TSV; arquivos de planilha: XLS, XLSX
Planilhas criadas no Planilhas Google;

A página de suporte acrescenta ainda que o Gemini poderá responder perguntas, gerar resumos e fornecer insights para documentos enviados. Para planilhas, o chatbot também ajudará você a criar um gráfico personalizável.

Os assinantes do Gemini Advanced poderão usá-lo nos aplicativos Gemini para dispositivos móveis, por meio da guia Gemini no aplicativo do Google e na experiência da web Gemini.

No momento, você precisa abrir a experiência completa do Gemini no celular para usar o novo atalho de upload. Ele não está disponível na sobreposição do Gemini. No entanto, podemos o Android Authority confirma que o Google adicionará o atalho à sobreposição com uma atualização futura.

O Android Authority conseguiu habilitar o recurso com sinalizadores na versão beta atual do aplicativo Google, então não deve demorar muito para que ele seja lançado para os usuários. Esperamos que todos tenham acesso ao recurso quanto antes, pois poderão agilizar a elaboração de gráficos e análise de dados.

Via: Android Authority