Opera entra na guerra com outros navegadores e está adicionando a integração do ChatGPT

Opera One é um navegador Web com IA que acaba de chegar ao Linux

O ChatGPT causou e vem causando um grande impacto. A tecnologia estreou no final de 2022 e, com o início de 2023, a IA tem sido um grande negócio. Depois do seu lançamento, os navegadores de internet parecem ter reiniciado uma guerra. Agora, a Opera está adicionando integração direta com o ChatGPT, desafiando tanto a Microsoft quanto o Google.

Opera adiciona ChatGPT a seu navegador

O anúncio foi realizado na última sexta-feira, com a Opera dizendo que realizou integração do ChatGPT ao seu navegador de internet. Essa nova integração ficará na barra lateral do navegador baseado no Chromium e funcionará nas versões desktop e móvel do navegador.

opera-entra-na-guerra-com-outros-navegadores-e-esta-adicionando-a-integracao-do-chatgpt
Imagem: The Verge

A integração parece ter como objetivo principal usar a IA para resumir páginas na web, usando um botão “encurtar” para criar um resumo rápido da lista de marcadores da página ou artigo em que você está.

A Opera disse que está trabalhando para aumentar a experiência de navegação. Segundo a empresa, novos recursos interagirão com esses recursos gerados por IA. A Opera diz que entre os primeiros recursos a serem testados está esse novo botão “Encurtar” na barra de endereço que poderá usar a IA para gerar resumos curtos de qualquer página da web ou artigo.

Lançamento da funcionalidade

Não há um cronograma específico para quando essa funcionalidade será lançada, mas a Opera disse ao The Verge Via: 9to5Google) que será “muito em breve”. Por agora, a Opera forneceu uma breve demonstração do ChatGPT embutido em seu navegador. Abaixo, um vídeo, mostrando um pouco dessa integração.

A Opera faz esse anúncio apenas alguns dias depois que a Microsoft anunciou o “novo Bing”, que é alimentado por uma versão mais avançada e atualizada do ChatGPT. Esse novo produto reside principalmente no Bing Search, mas também está diretamente integrado ao Microsoft Edge, com a capacidade de resumir páginas e interagir com o conteúdo da página, muito parecido com a implementação do Opera.

Já o Google, por sua vez, está procurando integrar “Bard” no ChromeOS, como nosso Kyle Bradshaw, de acordo com as últimas informações. Embora não seja diretamente um navegador, parece razoável supor que o Chrome possa eventualmente ver uma integração semelhante.

A IA está claramente dando uma nova vida às “guerras dos navegadores”, já que é certamente um dos recursos mais poderosos e emocionantes lançados nos últimos anos. Essa integração feita pela Opera enfatiza isso e, nos mostra que isso está apenas no início.