OutSystems revela perspectivas de IA e desenvolvimento low-code para 2024

Portanto, a Empresa demite 700 pessoas e diz possuir uma IA que funciona melhor

OutSystems revela perspectivas de IA e desenvolvimento low-code para 2024. A OutSystems, líder global em desenvolvimento de aplicações low-code de alta performance, divulgou hoje a sua perspectiva sobre como os CIOs devem esperar que a IA generativa e o desenvolvimento low-code evoluam em 2024 e como podem adaptar suas estratégias de inovação de acordo com o crescimento dos negócios.

“Até 2028, 75% dos engenheiros de software corporativos usarão assistentes de codificação de IA, contra menos de 10% no início de 2023”, segundo o Gartner. À medida que a adoção da IA generativa aumenta na comunidade de desenvolvedores, os CIOs podem esperar por maiores ganhos de produtividade quando a tecnologia é usada em conjunto com o low-code.

O CIO da OutSystems, Tiago Azevedo, destacou quatro tendências-chave às quais os CIOs, líderes de TI, gerentes de desenvolvimento e chefes de transformação de negócios devem prestar atenção em 2024.


As empresas devem capacitar os desenvolvedores com habilidades de Low-Code e IA Generativa para ajudá-los a surfar na onda da disrupção

Em 2024, espera-se que os desenvolvedores combinem o poder do low-code e da IA generativa para construir, testar e atualizar aplicativos a uma velocidade sem precedentes.

“Com as proteções integradas das plataformas de low-code, as equipes podem experimentar e inovar livremente sem as preocupações de privacidade e segurança associadas aos modelos de IA públicos”, diz Azevedo. “Essas tecnologias liberarão o tempo dos desenvolvedores, reduzirão tarefas repetitivas e aliviarão o esgotamento, permitindo que se concentrem em projetos de longo prazo que geram mais valor para o negócio.”

As organizações precisarão investir em programas de qualificações e requalificações para garantir que preparem os desenvolvedores para o sucesso à medida que as habilidades de IA se tornarem cada vez mais valiosas. O treinamento adequado é crucial para os desenvolvedores se adaptarem às novas ferramentas de IA em seus fluxos de trabalho, especialmente depois de passarem a carreira utilizando métodos tradicionais de codificação, e também para expandir sua atuação no trabalho.

OutSystems revela perspectivas de IA e desenvolvimento low-code para 2024


Funções voltadas para o cliente serão as mais impactadas rapidamente pela IA Generativa

Embora a explosão de aplicações com capacidade de IA seja o elemento mais prevalente na transformação digital em todos os setores, Azevedo prevê que as funções voltadas para o cliente serão as mais impactadas rapidamente pela tecnologia na inovação, devido aos seus efeitos rápidos no valor comercial das empresas.

Gartner prevê que “até 2026, mais de 80% das empresas terão usado interfaces ou modelos de programação de aplicações (APIs) de inteligência artificial generativa (GenAI) e/ou implantado aplicações habilitadas para GenAI em ambientes de produção, contra menos de 5% em 2023″.

OutSystems revela perspectivas de IA e desenvolvimento low-code para 2024

As funções de front-office, como agentes de atendimento ao cliente ou representantes de vendas, fundamentais para o sucesso nos mercados exigentes de hoje, experimentarão um impulso de produtividade com o suporte de ferramentas de automação auxiliadas pela IA generativa. As aplicações com recursos integrados de IA generativa serão capazes de ajudar a otimizar processos, antecipar necessidades e capacitar os agentes a fornecerem interações mais inteligentes e personalizadas com tempos de resolução aprimorados.

Ao mesmo tempo, Azevedo também espera que funções de suporte, como Recursos Humanos, implantem cada vez mais chatbots de IA generativa, permitindo que os funcionários encontrem rapidamente e de forma independente os recursos de que precisam por meio do autoatendimento. As aplicações alimentadas por IA também simplificarão os processos de integração e recrutamento para que as equipes de RH possam dedicar mais tempo para se concentrar nos tipos de engajamento dos funcionários que mais importam.


Nativo da nuvem, o desenvolvimento low-code ajudará as empresas a se recuperarem das cinzas econômicas de 2023


Os CIOs continuarão a priorizar a eficiência e o crescimento à medida que enfrentam orçamentos mais apertados e uma escassez de talentos. Em 2023, 65% dos executivos de tecnologia esperavam fazer mais com menos recursos que no ano anterior, de acordo com o Relatório de Pesquisa de Tecnologia da KPMG nos Estados Unidos3. Em 2024, as empresas de médio porte darão cada vez mais prioridade à tecnologia nativa em nuvem, incluindo infraestrutura e desenvolvimento de aplicações, para atender a essa alta demanda por escala, redução de custos e facilidade de gerenciamento.


“Cada vez mais, os clientes contarão com uma experiência personalizada em cada etapa de sua jornada, incluindo integração de clientes, autoatendimento e comércio eletrônico”, afirma Azevedo. “O desenvolvimento nativo em nuvem permite que as organizações coloquem em prática, de forma rápida e segura, ideias para melhorar a experiência do cliente.”

O Low-Code continuará a eliminar as barreiras de comunicação entre desenvolvedores e líderes de negócios


Tradicionalmente, desenvolvedores construíram aplicações com extensas linhas de código, escritas em linguagens que pessoas fora de seus departamentos não compreendiam ou tinham dificuldade em integrar ao seu trabalho. Silos de conhecimento impedem que quase metade dos desenvolvedores compartilhem ideias em toda a organização, de acordo com a Pesquisa de Desenvolvedores do Stack Overflow 20224. No entanto, o low-code está ajudando equipes de software a simplificar a comunicação.

“As plataformas de low-code mostram o código de maneira visual e direta, para que as equipes de software possam demonstrar facilmente seu trabalho”, diz Azevedo. “Isso criará uma melhor colaboração e alinhamento de metas entre os negócios da organização e as equipes de tecnologia no novo ano.”

Para obter mais informações, a OutSystems está organizando um webinar com Tiago Azevedo que abordará sobre as “Principais tendências tecnológicas para líderes de TI que definirão 2024”, a ser realizado no dia 13 de fevereiro de 2024, de forma virtual, em diferentes horários (que podem ser vistos no link acima). Especialistas, clientes e parceiros da OutSystems debaterão previsões sobre as principais tendências de negócios, de desenvolvimento de software e TI corporativo que impactarão 2024 e o futuro.