in

Internet Archive enfrenta processo por doar eBooks de graça

Entidades cobram direitos autorais.

Internet Archive enfrenta processo por doar eBooks de graça

A popular biblioteca digital americana sem fins lucrativos Internet Archive (IA) enfrenta um processo de direitos autorais por doar eBooks de graça. A ação é movida por quatro membros da Association of American Publishers (AAP). Eles alegam que a Internet Archive distribui de forma irregular o trabalho protegido por direitos autorais por meio do Open Library Project sem permissão explícita ou compensação.

A lista de membros inclui o Hachette Book Group, HarperCollins Publishers, John Wiley & Sons e Penguin Random House. Em um comunicado de imprensa, os editores disseram que a atividade de violação de direitos autorais da IA é realizada em grande escala e parece “torná-lo um dos maiores sites de piratas de livros conhecidos no mundo”.

O que é o projeto Open Library?

Internet Archive enfrenta processo por doar eBooks de graça

O Open Library Project foi fundado em 2006 e, desde então, fornece acesso a E-books gratuitos na web. A biblioteca on-line gratuita oferece principalmente livros esgotados ou aqueles que são de domínio público.

Um novo capítulo chamado Biblioteca Nacional de Emergência foi adicionado ao projeto em março deste ano, quando a pandemia de Coronavírus começou. A Biblioteca Nacional de Emergência hospeda uma coleção temporária de e-books e não limita o número de usuários que acessam. É uma tentativa de compensar as bibliotecas físicas fechadas.

Como o Open Library fornece Ebooks gratuitos?

A Internet Archive digitaliza cópias físicas de livros e as carrega em sua plataforma. Assim, ele consegue contornar as restrições de licenciamento aplicáveis às bibliotecas físicas. Além disso, ele não compra e distribui cópias digitais de e-books, o que exclui a possibilidade de qualquer contrato de licenciamento com os editores.

Para fornecer Ebooks, o Internet Archive segue um modelo de “empréstimo digital controlado”, no qual apenas um número limitado de usuários pode acessar cópias digitais de livros a qualquer momento, enquanto outros aguardam a sua vez.

O Internet Archive faz cópias digitalizando os livros que comprou. Aqui, é necessário o apoio da primeira doutrina de venda que permite à IA emprestar livros a outras pessoas, desde que individual.

Em outras palavras, se a IA continuar emprestando apenas uma cópia digital de cada livro em um determinado momento, isso não deve ser um erro.

Além disso, seu trabalho é de uso correto, desde que esteja tentando espalhar conhecimento para todas as pessoas em todo o mundo. No entanto, ainda existe conflito sobre o que pode ser denominado como uso justo e, é claro, os editores não compartilham o pensamento com a organização sem fins lucrativos.

Internet Archive enfrenta processo por doar “eBooks de graça”

Embora rotulem a digitalização como “roubo”, os editores alegam que as leis atuais de direitos autorais não apoiam a maneira como o Internet Archive coleta e distribui e-books nessa plataforma.

Os editores disseram que o processo não trata de títulos antigos ou livros de domínio público, mas o fato de o Internet Archive distribuir trabalhos de autores mais recentes com direitos autorais, que por sua vez degradam seu valor comercial.

Não é apenas a AAP

Preocupações semelhantes foram levantadas pelo Authors Guild no início deste ano. Além disso, não é a primeira vez que as duas organizações se manifestam contra o Internet Archive.

Você esconde sua digitalização e distribuição ilegais de livros, sob o pretexto de dar às pessoas acesso a eles. Mas doar o que não é seu é simplesmente roubar, e não há nada de magnânimo nisso, afirmou o Authors Guild em uma carta aberta.

A Authors Guild também argumentou que autores e editores têm canais dedicados onde fornecem livros digitais aos leitores. Se os legítimos proprietários quiserem, eles podem doar seus livros a qualquer momento, o Intenet Archive não precisa fazer isso, afirmou.

Por outro lado, o fundador do Internet Archive, Brewster Kahle, disse que o processo é “decepcionante” e espera que o problema seja resolvido rapidamente, de acordo com o The Verge.

Como biblioteca, o Internet Archive adquire livros e os empresta, como as bibliotecas sempre fizeram. Isso suporta publicações, autores e leitores. Os editores que processam bibliotecas por emprestar livros – nesse caso, versões digitalizadas protegidas e enquanto as escolas e bibliotecas estão fechadas – não são do interesse de ninguém.

Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

samsung-vai-lancar-um-oculos-ar-totalmente-inovador

Samsung vai lançar um óculos AR totalmente inovador!

Blender 2.83 LTS ganha suporte a VR

Blender 2.83 LTS ganha suporte a VR