in

A Internet pode sofrer uma falha mundial a qualquer momento!

Para quem não lembra, uma falha semelhante já ocorreu no passado e isso pode se repetir agora em maio!

a-internet-pode-sofrer-uma-falha-mundial-a-qualquer-momento

A Internet (World Wide Web) pode passar por uma imensa instabilidade, e um detalhe curioso, no mês de maio deste ano. Para quem acha a notícia inédita, saiba que não é. Na história da nossa querida Internet, falhas como essa já ocorreram no passado, mas agora a temida falha da Internet pode ocorrer novamente, e a qualquer momento neste mês.

Segundo informações do UOL, os especialistas dizem que se ocorrer a falha neste mês como previsto, será a última vez. As possibilidade são menores, mas não estão descartadas. A falha da internet mundial pode ocorrer devido ao “768k Day”, que é um dia conhecido por muitos profissionais de tecnologia.

O problema afeta as conexões com a internet, pois alguns roteadores utilizados pelas empresas que fazem transmissão de dados, podem ter um comportamento inesperado. Os que utilizamos em casa, não devem ser afetados pela falha da internet mundial. No entanto, os que são utilizados em nossos provedores de internet, podem.

Tecnicamente, a falha “768k Day”, deixa os roteadores malucos por conta do limite de tráfego de rotas ter sido ultrapassado, e assim causa a pane na internet em todo o mundo, deixando milhões ou bilhões sem internet ou com falhas na conexão. Não há como prever o número de pessoas que podem ser afetadas.

Durante os próximos dias, se a sua internet, apresentar comportamentos diferentes do normal, como lentidão, erro de conexão, ou o famoso apagão, você pode estar sendo afetado pelo problema. Os especialistas acreditam que devido ao último episódio do erro, as empresas já devam ter trocado os seus equipamentos.

Para você que não entende muito do assunto, saiba que cada conexão com a internet, como a da sua casa ou até do seu smartphone, só é possível devido aos vários provedores e servidores do mundo inteiro estarem conectados, por isso, o nome de Internet ou rede mundial de computadores.

Cada servidor ou provedor, tem sua localização exata através de um mapa lógico. E esse mapa é utilizado para saber aonde esta cada servidor, e é chamado de tabela de rota, justamente essa tabela que pode novamente atingir o limite e causar a falha da internet no mundo inteiro. A mesma situação ocorreu em 2014.

Em 2014, alguns equipamentos tinham um tamanho máximo para essa tabela que era limitado a 512 mil entradas. Muita gente teve lentidão, outros travaram. Daí configuraram um limite novo de 768 mil entradas nessa tabela e estamos chegando de novo a isso. Disse Antonio Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br.

A falha “768k Day” não tem dia e hora para acontecer, o problema pode ocorrer novamente, e a qualquer momento, especialmente em provedores menores ou empresas de telecomunicação sucateadas. Eu particularmente já penso no Oi Velox, que é uma das redes mais antigas e falhas do país.

Se o problema ocorrer, certamente será a última vez, pois a cada ano os novos roteadores vão sendo lançados e com isso, o número das famosas tabelas são aumentados significativamente. Então, é provável que daqui para frente, antes mesmo do número de tráfego de rotas for alcançado, o roteador já nem exista mais, e com isso, a substituição natural já tenha sido efetuada pelas empresas.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Desenvolvedores da Mozilla não cumprirão completamente o novo manifesto do Chrome

Firefox 66.0.4 liberado para resolver o problema nas extensões

Por que Google e Apple estão investindo em games?