Take a fresh look at your lifestyle.

Inxi, CLI para obter informações sobre o computador

Conheça o Inxi, utilitário de linha de comando para auxiliar a obter informações referentes ao seu sistema.

Inxi é uma ferramenta de informação do computador para a linha de comando. Hoje, existem muitas aplicações, gratuitas e pagas para ver os detalhes de nosso hardware ou sistema operacional. Uma vez que é uma ferramenta CLI, poderemos usá-la na versão Desktop ou Servidor. Inxi está disponível nos repositórios padrão da maioria das distribuições Gnu/Linux e alguns sistemas BSD.

Com o Inxi, veremos as informações sobre o hardware do computador: a CPU, os drivers, o Xorg, a área de trabalho, o Kernel, as versões GCC, os processos, o uso da RAM, o nosso IP público e uma grande variedade de informações úteis. Os detalhes completos de todo o sistema, são mostrados precisamente em questão de segundos.

Esta ferramenta é um fork do infobash, o script bash sys info de locsmif. Inxi é um script universal, portátil e de sistema de informação para IRC. O principal objetivo desta ferramenta é usá-lo no IRC ou nos fóruns de suporte. Se você está procurando ajuda através de um fórum ou site onde alguém está pedindo as especificações de seu dispositivo, basta executar este comando e copiar/colar a saída para fornecer os dados.

Como eu disse anteriormente, esta é uma ferramenta de código aberto, podemos encontrar seu código-fonte na página GitHub do projeto.

Instalando o Inxi no Debian, Ubuntu e derivados

Esta ferramenta está disponível na maioria dos repositórios de distribuições Gnu/Linux. Podemos instalá-lo de várias maneiras, dependendo da distribuição que usamos. Para este artigo, usaremos a instalação do Ubuntu / Debian e derivados.

Nós vamos ter que abrir um terminal (Ctrl + Alt + T) e escrever nele:

sudo apt install inxi

O Inxi exigirá que alguns programas adicionais funcionem corretamente em nosso sistema. Estes serão instalados em conjunto com a ferramenta. No entanto, no caso de não serem instalados automaticamente, teremos que encontrá-los e instalá-los.

Para listar todos os programas necessários para uma operação correta, no terminal execute:

inxi --recommends

Se na lista que o terminal nos mostrar, existir algum programa faltante, precisaremos instalá-lo antes de começar a usar essa ferramenta.

Alguns exemplos de uso

Uma vez que os requisitos anteriores foram resolvidos, já podemos ver como usar essa ferramenta para obter os detalhes do nosso sistema Ubuntu. O uso desta ferramenta é bastante simples e direto. Do terminal, executaremos o seguinte comando para ver os detalhes gerais do equipamento:

inxi

Para ver os recursos mais detalhados do seu sistema, teremos que adicionar a opção -F como mostrado abaixo:

inxi -F

Caso desejemos obter os detalhes de alguma parte do hardware específico, é possível? Claro. Para mostrar apenas os detalhes do disco rígido, teremos que usar a opção -D como mostrado abaixo:

inxi -D

Se precisarmos de detalhes da placa-mãe, podemos obtê-los adicionando a opção -M:

inxi -M

Quando precisamos de dados sobre nossa placa gráfica, só precisaremos adicionar a opção -G ao comando:

inxi -G

Como você pode ver nas saídas anteriores, podemos encontrar quase todos os detalhes do hardware em segundos. Mas esta ferramenta não só mostra os detalhes do hardware. Também nos permitirá consultar algumas outras coisas. Por exemplo, podemos ver a lista de repositórios em nosso sistema, adicionando a opção -r:

inxi -r

Os comandos acima são apenas parte do que você pode fazer com essa ferramenta. Você poderá consultar todas as opções disponíveis consultando a página man do comando:

man inxi

Desinstalando o Inxi

Podemos remover esta ferramenta do nosso sistema de forma simples. Abrimos um terminal (Ctrl + Alt + T) e escrevemos nele:

sudo apt remove inxi && sudo apt autoremove

Se você quiser saber mais sobre este utilitário, você pode consultar a página web do projeto.

Fonte Ubunlog
Comentários