ISO do Arch Linux de dezembro de 2023 traz Linux 6.6 LTS e instalador atualizado

O instalador baseado em menu archinstall recebeu vários novos recursos e melhorias.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O mais recente lançamento ISO do Arch Linux de dezembro de 2023 traz Linux 6.6 LTS e um instalador.atualizado. Arch Linux 2023.12.01 foi lançado como instantâneo ISO do Arch Linux para dezembro de 2023, alimentado por um novo kernel e apresentando uma experiência de instalação muito melhorada.

A versão ISO de dezembro de 2023 do Arch Linux inclui archinstall 2.7, que traz dois recursos importantes, ou seja, suporte para imagem de kernel unificada (UKI), que é um único executável que pode ser inicializado diretamente do firmware UEFI, e a capacidade de verificar novas versões de archinstall ao iniciar o instalador do Arch Linux.

O instalador baseado em menu do Arch Linux também adiciona suporte para o pacote nvidia-dkms ao instalar o driver gráfico proprietário da NVIDIA, adiciona um –skip-ntpparâmetro para lidar com “Aguardando a conclusão da sincronização de tempo (systemd-timesyncd.service)”. erro durante a instalação e apresenta suporte inicial para o idioma hindi.

ISO do Arch Linux de dezembro de 2023 traz Linux 6.6 LTS e instalador atualizado

ISO do Arch Linux de dezembro de 2023 traz Linux 6.6 LTS e instalador atualizado

Além disso, o archinstall 2.7 adiciona a capacidade de lidar com a interrupção do sinal e EOF nos prompts de entrada, melhora as informações de erro do usuário, estende as verificações mypy, introduz melhor documentação usando CSV para tabelas, reorganizando definições de parâmetros, simplifica a decodificação SysCommand e corrige vários bugs presentes em versões anteriores para aumentar a estabilidade e confiabilidade da experiência de instalação do Arch Linux.

O lançamento ISO de dezembro de 2023 do Arch Linux também é o primeiro a ser equipado com a mais recente e melhor série de kernel Linux 6.6 LTS , que apresenta novos recursos como suporte Intel Shadow Stack para CPUs Intel, um novo agendador de tarefas chamado EEVDF, suporte a gadget USB MIDI 2, bem como vários drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.

Aqueles de vocês que desejam instalar o Arch Linux em novos computadores podem baixar o instantâneo ISO do Arch Linux 2023.12.01 agora mesmo no site oficial ou clicando no link de download direto abaixo. Os usuários existentes do Arch Linux precisam apenas manter sua instalação atualizada executando o comando em seu emulador de terminal favorito.

Terminal
sudo pacman -Syu
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.