in

Java ainda domina o Python e JavaScript é a linguagem principal

Uma pesquisa com quase 20.000 desenvolvedores constatou que o JavaScript é a linguagem de programação em geral mais usada.

Java ainda domina o Python e JavaScript é a linguagem principal

Java, JavaScript e Python são as três linguagens de programação mais populares em vários índices, mas sua ordem exata varia de acordo com o cálculo da classificação. Ultimamente, a maioria colocou JavaScript e Python à frente ou iguais ao Java.

Nesse sentido, uma nova pesquisa da JetBrains descobriu que o Java ainda é a principal linguagem usada pelos desenvolvedores. A JetBrains declara em seu relatório State of Developer Ecosystem 2020:

Java é a linguagem de programação principal mais popular.

Java ainda domina o Python e JavaScript é a linguagem principal

Por outro lado, a pesquisa da JetBrains com quase 20.000 desenvolvedores constatou que o JavaScript é a linguagem de programação em geral mais usada. Em primeiro lugar, a empresa pediu aos desenvolvedores que escolhessem até três linguagens que considerassem sua principal. Nesse contexto, o JavaScript aparece no topo (39%), seguido de Java (37%) e Python (31%).

Java ainda domina o Python e JavaScript é a linguagem principal
A JetBrains observa que o Python, cuja popularidade aumentou devido ao crescimento do machine learning, ultrapassou o Java em termos de linguagens usadas no ano passado.

A JetBrains disse que a classificação superior do Java como linguagem principal se resume a muitos desenvolvedores que usam JavaScript como parte de um projeto, mas seu uso cai quando se considera onde os desenvolvedores passam a maior parte do tempo.

A empresa também observa que o Python, cuja popularidade aumentou devido ao crescimento do machine learning, ultrapassou o Java em termos de linguagens usadas no ano passado. O Python também é a linguagem ‘mais estudada’, com quase um terço dos entrevistados iniciando ou continuando a educação em Python no ano passado.

O uso do TypeScript criado pela Microsoft, uma linguagem para grandes bases de código JavaScript, também cresceu significativamente e agora é a linguagem principal para 12% dos desenvolvedores, ante 1% em 2017.

Entre os desenvolvedores de aplicativos de desktop, o Windows é o principal alvo (86%), seguido pelo Linux (68%) e pelo macOS (38%). Além disso, a JetBrains diz que dois terços dos desenvolvedores usam ferramentas nativas para desenvolver aplicativos para Android e iOS.

Fonte: ZDNET