in

JavaScript Hoje e o Futuro

Artigo escrito por por Diego Araujo e Alvaro Gama, Desenvolvedores na Certus Software

É bem verdade que a linguagem Javascript vem crescendo nos últimos anos, que o ecossistema JavaScript vem sendo muito difundido e é possível perceber pela progressão dos packages da NPM. A adoção desta tecnologia pelas empresas de tecnologia no Brasil e no mundo já é uma realidade, principalmente por aquelas que estão iniciando um novo produto. Mas por que estamos testemunhando esta explosão? Isto já aconteceu antes com outra tecnologia? O que podemos esperar desta evolução? É o que iremos discorrer neste pequeno artigo.

- Anúncios -

Para todo aquele que deseja aprender o desenvolvimento web precisa passar, quase que obrigatoriamente, pelo aprendizado de HTML e CSS, consequentemente irá aprender um pouco sobre JavaScript, pois é uma linguagem que melhora a interação do usuário com sites e sistemas web, não vamos nos aprofundar nisso, mas com o avanço da linguagem em diversos frameworks, surgiu um pensamento: “por que utilizar uma outra linguagem de programação se pode usar JavaScript?” Este pensamento é muito válido, já que com o advento de frameworks como o NodeJSAngularReactReact NativeElectron, etc. É possível desenvolver para várias plataformas e ter um resultado satisfatório somente com uma linguagem. Então o pensamento é válido ou não? Sim, é um ponto a ser analisado.

Foto da equipe Certus

A explosão do JavaScript no mundo não é uma novidade que aconteceu com esta linguagem. Outras linguagens de programação tiveram seu momento de Hype, já testemunhamos animosidade com as linguagens PHP e Ruby (framework Ruby on Rails), quando a bolha da Internet surgiu, anos atrás, também vimos recentemente (antes do boom do Javascript) a empolgação pela linguagem Python, em todos os lugares eram cursos de Python, artigos sobre a linguagem e tudo o mais, você já viu isso acontecendo em algum lugar recentemente? Sim, está acontecendo agora com JavaScript.

Nós que somos da área da tecnologia não podemos nos apegar a nenhuma delas, pois elas vêm e vão. Não temos garantia de que uma tecnologia veio para ser o sucesso para sempre. Mas também não estou afirmando que o JavaScript sumirá, não é isso. O nosso entendimento é que JavaScript é a ferramenta atual para as soluções que necessitamos neste período que vivemos, mas porquê? Pelo que citei sobre os frameworks, e também pela velocidade que o mercado exige no desenvolvimento de soluções, aplicações, e entrega de produtos.

A curva de aprendizado em JavaScript é realmente muito curta, e com isso “pular” de um framework para o outro é muito fácil. Podemos visualizar esta facilidade quando se aprende React que é utilizado para desenvolvimento frontend e o desenvolvedor parte para aprender desenvolvimento mobile com React Native, existem particularidades de cada ferramenta, porém as semelhanças são muitas.

Podemos observar esta mesma facilidade com Angular, Vue Ionic. Mas se você não quiser trabalhar com desenvolvimento frontend pode optar pelo famoso framework NodeJS para desenvolvimento de aplicações backend, e você não sentirá muita dificuldade em trabalhar com qualquer uma dessas ferramentas. Enfim, neste quesito, o JavaScript é muito poderoso e produtivo.

Um desenvolvedor maduro não pode enxergar as linguagens como concorrentes umas das outras, ele precisa enxergar o problema (daí entram prazos, necessidades do cliente e produto, etc.) e ver qual será a melhor ferramenta para entrega da solução. Com isso as outras linguagens de programação não ficam atrás, por haver uma comunidade madura e já estarem estabelecidas, é possível entender o momento do mercado da tecnologia. Nós, na Certus Software começamos com Java, e acrescentamos Ruby on Rails e VueJS na nossa stack de tecnologias.

Devemos nos atentar a diversidade da nossa stack, pois utilizar Frameworks JS no frontend e no backend podem trazer melhorias e agilidade, mas também trazer alguns problemas. Podemos colocar como exemplo de caso, a biblioteca lodash, que compõe várias outras bibliotecas. Se ela entrar em decadência como o moment.js teríamos problemas, pois vários pacotes teriam mal funcionamento.

Muitas bibliotecas JS estão interligadas e diversificar as tecnologias na stack utilizada também pode ser um porto seguro para situações possíveis como esta. E com isso, na Certus Software fazemos uma análise minuciosa das bibliotecas que vamos utilizar, pois nossos produtos são para o futuro e não queremos ter problemas, como o citado.

Ainda no quesito do crescimento da linguagem, já vencida a etapa da facilidade de aprendizado. Pode-se acrescentar a forte comunidade da linguagem JavaScript que existe, pois segundo levantamento do site stackoverflow, Javascript é a linguagem mais utilizada em todo o mundo. E a principal questão que estamos vivendo é: o mundo está em alto desenvolvimento em tecnologia e o mundo da programação tem efeito direto nesta evolução. “em 2020 haverá 1,4 milhão de novas vagas para programadores nos Estados Unidos, enquanto a expectativa é que apenas 400 mil profissionais se formem na área. Ou seja, este segmento será promissor.” (Olhar Digital, 2020).

Com esta necessidade, e veja, somente nos EUA, haverá um déficit de aproximadamente um milhão de profissionais para o mercado de trabalho. O profissional conhecido como fullstack, aquele que desenvolve frontend e backend, no mínimo, vem sendo o mais procurado, e qual a linguagem de programação que proporciona um aprendizado, nestas áreas, mais rápido? Acertou! JavaScript.

Podemos chegar a conclusão de que JavaScript é a linguagem do momento, a curva de aprendizado é pequena, existem muitas vagas por causa da necessidade e velocidade do mercado, como dito, aqui na Certus usamos o VueJS para o nosso frontend, pois nos dá um retorno muito rápido, objetivo e de fácil manutenção. Mas não podemos dizer que esta linguagem será a linguagem do momento para sempre, mas por enquanto tem nos ajudado a resolver muitos problemas criando soluções eficazes, nos dando oportunidade de crescimento e assim podendo ajudar no desenvolvimento não só de tecnologias, mas no desenvolvimento humano em todos os aspectos.

Referências:
CIO. JavaScript a Linguagem Mais Utilizada no Mundo.
Developer Survey Results.
BERNARDO, Kaluan. Olhar Digital. Vagas Para Programadores Nos Estados Unidos em 2020.
como-instalar-o-jogo-cap-pirate-battleship-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse

Como instalar o jogo Cap: Pirate Battleship no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!

Pode levar quatro anos para que vulnerabilidades em software de código aberto sejam detectadas

Pode levar quatro anos para que vulnerabilidades em software de código aberto sejam detectadas