Dicas

Joplin é uma Alternativa Open-Source para o Evernote

0
Alternativa Open-Source para o Evernote

Joplin é um aplicativo gratuito, de código aberto, para tomada de notas e tarefas para clientes desktop Linux, Windows, MacOS e aplicativos para dispositivos móveis Android e iOS. Há também uma CLI(command line interface).
Nesta publicação, analisaremos os principais recursos e expomos algumas razões pelas quais você pode preferir usá-lo.

A Evernote não é bom o suficiente?

Parte do sucesso do Evernote está em seu alcance cruzado. Você pode criar notas em um dispositivo e lê-lo ou editá-lo em outro usando o Windows, MacOS, web, Android ou iOS.
Embora não tenha um  cliente oficial  para Linux, existe uma série de ferramentas não oficiais. Entre elas, Tusk, Whatever, NixNote e Nevernote.
Enquanto o Evernote é gratuito para usar com um plano básico, esse plano tem alguns limites: você apenas sincroniza suas anotações entre dois dispositivos. Se você quiser adicionar um laptop de trabalho ou colocar o Windows dual-boot, você deve se inscrever em um plano pago.

Joplin, no entanto, não tem tais limites. Então, em vez de fazer malabarismos tentando usar o Evernote no Linux, pode valer a pena olhar para ele.

Joplin – Alternativa Open Source ao Evernote

Joplin possui aplicativos gratuitos para desktop e celular. Isso significa que você não precisa estar no Linux para anotar alguns pensamentos, compilar algumas pesquisas ou trabalhar no poema de amor ao Linux que você quer publicar no Reddit.
Embora o serviço não seja tão polido como o Evernote é (o que é compreensível, dado que é feito por uma equipe de um) ainda é uma boa substituição.

Fluxo de trabalho e recursos

Como o Evernote, Joplin é construído em torno do conceito de cadernos. Você pode adicionar novas notas e tarefas a um caderno rapidamente e marcar, pesquisar e editar facilmente.

  • Crie anotações, itens a receber e cadernos
  • Funciona offline
  • Sincronizar notas via OneDrive
  • Suporte de tags
  • Suporte à anexo de arquivo
  • Funcionalidade de pesquisa
  • Importar arquivos .enex do Evernote

Uma grande diferença (ou ponto de venda, dependendo dos seus gostos) entre o Evernote e o Joplin é que o último usa o formato Markdown em vez da formatação tradicional de rich text.
Joplin é capaz de sincronizar suas notas entre dispositivos usando o Microsoft OneDrive ou um dispositivo de rede. O suporte para o Dropbox está planejado, e especula-se ainda, que o NextCloud ou outros serviços também não podem ser suportados.
O suporte para criptografia de ponta a ponta está planejado para uma compilação futura.

Desvantagens e problemas

Testamos o Joplin no Ubuntu 17.10 usando o AppImage fornecido e o aplicativo para celular no Android 7.
Ambos os clientes me permitem criar, editar, reorganizar, marcar e pesquisar notas e cadernos como pretendido.
Infelizmente, não pude testar a sincronização do OneDrive no Linux AppImage. Em teoria, a seleção da opção abrirá uma visualização na web para autorização do OneDrive, mas descobri que clicar no botão “sincronizar” não produz nada, nem mesmo uma caixa de diálogo de erro.
A sincronização funcionou no aplicativo Android.
O AppImage também não exibiu um ícone de aplicativo na dock do Ubuntu.

Instalando o Joplin

A melhor coisa sobre o Joplin – como se ser open source, ter uma UI limpa e cheia de recursos não fosse suficiente – é o número de plataformas que suporta. Geralmente, quando olhamos para alternativas ao Evernote, temos de avisá-los com “não disponível em X, Y ou Z”. Não é assim, aqui.
Os aplicativos de desktop são criados usando o Electron. O aplicativo Android é criado usando o React Native. A compilação do Linux é distribuída como um AppImage. Suportado na maioria das distribuições modernas do Linux, incluindo o Ubuntu:

Joplin AppImage

O aplicativo do terminal pode ser instalado via NPM no Linux, MacOS e Windows via WSL.

npm install -g joplin

Os aplicativos mobile podem ser achados nas lojas de aplicativos de cada plataforma.
 
Para não perder nenhum lançamento do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    7 Confirmações que você ainda não estudou o suficiente sobre Bitcoin.

    Previous article

    Lançado o GNU/Linux Deepin 15.5

    Next article

    You may also like

    Comments

    Comments are closed.

    More in Dicas