JPEG e GIF serão extintos?

Desde os primórdios da internet, as páginas da web usavam os mesmos formatos de arquivo de imagem – JPEG e GIF. Desenvolvidos nas décadas de 80 e 90, esses dinossauros continuam com muito sucesso. Dados recentes do W3Techs mostram que JPEG, GIF e PNG são de longe os formatos mais populares encontrados nos sites hoje.JPEG e GIF serão extintos?

Ao mesmo tempo, um novo tipo está surgindo para apoiar a web moderna. Formatos leves e de alto desempenho, como o WebP do Google e o formato de arquivo de imagem de alta eficiência (HEIF), são otimizados para as experiências digitais atuais. Outros, como o AV1 (Image File Format) AV1 e o JPEG XL, ainda estão em gestação. Então, por mais que se adore o GIF, o ecossistema está evoluindo com opções mais rápidas, mais elegantes e inteligentes.

À luz dessas mudanças, as pessoas perguntam quando os antigos formatos de imagem serão extintos. No entanto, assim como a eletricidade em nossas casas, redefinir completamente e adotar uma nova infraestrutura levaria um bom tempo.

Com a 'compactação com perdas' do JPEG, os detalhes são perdidos a cada salvamento, causando deterioração na nitidez da imagem (Crédito da imagem: Cloudinary)

Com a ‘compactação com perdas’ do JPEG, os detalhes são perdidos a cada salvamento, causando deterioração na nitidez da imagem (Crédito da imagem: Cloudinary)

JPEG

Quando o JPEG foi desenvolvido no final dos anos 80, o mundo digital estava em sua infância. Não havia como armazenar, copiar e transmitir imagens eletronicamente com facilidade. Assim, o JPEG e foi projetado para tornar as fotografias acessíveis para que elas pudessem ser movidas como bytes pela rede. O JPEG solucionou esse problema usando uma técnica chamada “compactação com perdas”, na qual todos os componentes da imagem são armazenados, mas os pixels desnecessários são removidos. O tamanho do arquivo resultante é compactado, mas a cada versão salva, você perde mais detalhes. Isso cria alguns problemas práticos.

Por exemplo, é impossível arquivar as informações exatas necessárias para algum tipo de ilustração. Não é ideal para logotipos de marcas, porque é impossível manter o esquema de cores preciso. Para o comércio eletrônico, os JPEGs não podem suportar coisas novas como fundos transparentes ou animações.

GIF

O GIF, desenvolvido pela CompuServe, usa compactação “sem perdas”. Como o nome sugere, isso permite que os dados originais sejam perfeitamente reconstruídos a partir dos dados compactados. Isso torna o GIF muito mais adequado para ilustrações e gráficos e preserva o código de cores exato. Também é possível salvar imagens com um fundo transparente. E como todos sabem, os GIFs podem ser animados. A principal desvantagem dos GIFs é o enorme tamanho do arquivo, o que também os torna inadequados para a impressão de fotos.

PNG

PNG é um formato de arquivo de gráficos de varredura (bitmap) que também suporta compactação de dados sem perdas. Devido a problemas de patente no GIF, o PNG surgiu como uma alternativa não proprietária aprimorada.

Projetado em meados dos anos 90, foi concebido especificamente para uso na Web e suporta transparência. É o formato de arquivo de imagem mais usado atualmente na web. No entanto, não foi capaz de superar o problema de tamanho. Dependendo do uso, as imagens PNG geralmente são maiores que JPEG e, às vezes, GIF.

Crédito da imagem: Pixabay

Crédito da imagem: Pixabay

Quando o tamanho começou a importar

O tamanho não era tão problemático nos primeiros dias da Internet, quando os sites hospedavam muito poucas imagens. Em 1995, o tamanho médio da página era de 14 KB e, às vezes, incluía apenas uma única imagem. Naturalmente, as pessoas que usavam conexões dial-up eram um pouco mais pacientes do que somos hoje em dia.

À medida que a velocidade da Internet se acelerava, no entanto, o tamanho médio das páginas e o número de sites de imagens usados aumentaram consideravelmente. Os consumidores da Web se tornam menos pacientes e, de repente, o tamanho da imagem é importante: o desempenho da página afeta diretamente a conversão na Web. Como resultado, o uso dos GIFs mais pesados diminuiu e foi substituído pelos JPEGs mais leves.

WebP – leve e rápido, mas lento para implementar

Em 2010, o Google lançou o WebP como um novo formato de imagem leve que emprega compactação com e sem perdas e essencialmente tenta criar imagens menores que o JPEG. O WebP permite transparência e pode ser animado. No entanto, vindo do Google, o formato tem mais a ver com obter tempos de carregamento de imagem mais rápidos que com uma qualidade de imagem mais alta.

O WebP é um bom exemplo de como é difícil introduzir um novo formato. Mesmo com o apoio do Google, o formato do arquivo de imagem tem uma taxa de uso de sites menor que um por cento. Um dos principais motivos é a falta de suporte, limitado principalmente a aplicativos nativos do Chrome e Android.

De baixas expectativas a experiências imersivas

Também mostra que, no mundo de hoje, o carregamento rápido de páginas é importante, mas não é tudo. A qualidade da imagem também é importante. Uma limitação dos formatos antigos é que seus espectros de cores são baseados no perfil vermelho verde azul (sRGB), desenvolvido nos anos noventa para telas e câmeras de LCD. O sRGB representa apenas uma fração do que o olho humano é capaz de capturar. Você pode ter experimentado isso depois de tirar uma foto de uma flor e compará-la com o que realmente viu (veja a imagem abaixo). As duas coisas variam muito, porque os formatos de arquivo de imagem mais antigos simplesmente não conseguem exibir o espectro de cores.

JPEG e GIF serão extintos?

O lado esquerdo da imagem acima usa o perfil sRGB encontrado em JPEG; o lado direito usa um espectro de cores mais amplo encontrado no HEIF e parece mais vívido e com mais detalhes. Esse contraste é enfatizado para fins de ilustração – para garantir que mesmo em monitores que não suportam HDR e espectros de cores mais amplos possam ver a diferença. (Crédito da imagem: Cloudinary)

Quando as expectativas de experiência do usuário eram relativamente baixas e estávamos empolgados em estar on-line, isso não era um problema. Mesmo há dez anos, não podíamos imaginar que as pessoas passariam a maior parte de suas vidas on-line, através de uma variedade de dispositivos e exigiriam experiências tão imersivas.

Agora, quando as pessoas compram on-line, elas querem ter uma noção muito mais completa dele. Eles geralmente desejam uma visão completa de 360; querem ampliar a imagem do produto e sentir a textura. Eles querem examinar a consistência das cores e o grau de correspondência dos padrões para sentir a qualidade.

O outro fator é a aplicação de experiências 3D do mundo real em imagens 2D.

HEIF: uma nova espécie de sucesso

O HEIF foi desenvolvido em 2015 pelo Moving Picture Experts Group (MPEG) através de esforços da Nokia e da Apple. O HEIF suporta imagens individuais, bem como sequências de imagens, e suporta compactação com e sem perdas.

Novos formatos de arquivo como o HEIF são 30 a 40% menores que o JPEG tradicional, de acordo com nossa própria pesquisa. A qualidade do arquivo original é sempre conservada porque as edições são armazenadas separadamente no mesmo arquivo.

Adaptação ao novo mundo do 3D e imagens em movimento

JPEG e GIF serão extintos?

O formato HEIF permite criar imagens em 3D usando as técnicas conhecidas como ‘mapa de profundidade’. Mas isso é apenas o começo. Ele também suporta seqüências de imagens para que você possa criar as imagens em movimento no estilo ‘cinemagraph’, famosas nos filmes de Harry Potter. Permite que os movimentos sejam capturados e exibidos no exato momento em que a imagem foi tirada, criando uma experiência contextual imersiva.

O HEIF também suporta recursos que aprimoram a experiência visual, como HDR, que fornece maior luminosidade das cores e o Adobe Wide-Gamut RGB, capaz de armazenar uma faixa estendida de valores de cores.

Desde o lançamento do OS11, a Apple armazena imagens em seus dispositivos no formato HEIF, renderizando-as como arquivos JPEG ao enviar para outros dispositivos. E aqui chegamos ao ponto de explica por que, apesar de todas as suas vantagens, esses novos formatos estão têm  dificuldade de sucesso.

Crédito de imagem: Cloudinary

A cauda longa que protege os dinossauros

Mencionamos que o JPG e o GIF foram desenvolvidos à medida que a Internet se formava, de modo que toda a infraestrutura existente ainda os suporta. Isso explica por que a taxa geral de uso do WebP é tão baixa, apesar dos esforços do Google.

O Apple OS11 e os dispositivos posteriores podem suportar HEIF, mas compreendem apenas um segmento de dispositivos e versões de navegadores existentes no mundo selvagem da Web. E você pode se surpreender com o quão selvagem é esse mundo.

O Chrome e o Safari para celular e PC são os navegadores mais dominantes, mas há uma longa variedade de alternativas em uso, representadas pelas caixas cada vez menores no diagrama acima (fonte: Cloudinary State of Visual Media Report 2019).

Pesquisa

A Cloudinary publicou recentemente seu relatório State of Visual Media Report para ajudar as pessoas a entender melhor como o conteúdo visual está sendo visualizado e consumido. Analisando bilhões de transações de mídia em uma amostra de mais de 700 de nossos clientes, ficamos surpresos ao descobrir o tamanho da “cauda do navegador”.
Embora não seja surpresa saber que o Chrome vence a guerra geral do navegador com 56,6% de uso, existem enormes diferenças regionais. No Reino Unido, o Safari chega em segundo lugar, com 41,1%. Na Índia, os smartphones Nokia Symbian ainda são populares e os dispositivos Nintendo DS compartilham mais de 15.000 imagens por dia. Acredite ou não, até vimos tráfego de imagens vindo do Lotus Notes.

Para a grande variedade de dispositivos e navegadores, o JPEG e o GIF são o menor denominador comum de formatos que ‘simplesmente funcionam’. E o problema da cauda longa não vai desaparecer tão cedo. Isso significa que, diferentemente dos dinossauros reais, JPEG e GIF não enfrentam extinção – pelo menos não sem um evento de meteorito. Portanto, nossos sites devem se adaptar para coexistir com novos formatos de arquivo e dinossauros emergentes.

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