SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

KDE fecha parceria com a Purism para lançar o primeiro Smartphone focado em privacidade

O Libre5 esta mais perto do que nunca de sair do papel!

O KDE anunciou hoje que fechou parceria com a Purism, pois é, a empresa que vai lançar o Librem 5. Parece que os investimentos do Librem 5 vão chegar lá, mas também pode não dar tão certo como esperado. Os compradores estão investindo de verdade, e se a Purism aumentar o prazo um pouco mais, certamente o smartphone sai do papel.

Para quem não conhece, o Librem 5 é o telefone que se concentra na segurança, design e na privacidade  ele executa software livre e de código aberto, além de um sistema operacional GNU/Linux projetado para criar uma utopia de desenvolvimento aberto, ao invés dos jardins murados de todos os outros provedores de telefonia.

Um sistema totalmente orientado para a liberdade, baseado no Debian e em muitos outros projetos, e é óbvio dizer que isso nunca foi feito antes, eles serão os primeiros a tentar isso. O telefone Librem 5 será o primeiro celular móvel com IP nativo do mundo, usando a comunicação descentralizada codificada de ponta a ponta.

E o que disse a Comunidade KDE sobre o Librem 5?

A ideia dessa integração é juntar o Librem 5 com o Plasma Mobile, confira abaixo um trecho do anúncio da parceria:

Construir um software livre e um smartphone com foco na privacidade tem sido um sonho da comunidade do KDE há muito tempo. Criamos o Plasma para não funcionar apenas em desktops e laptops, mas para todo o espectro de dispositivos,diz Lydia Pintscher, presidente da KDE eV.

Parceria com a Purism nos permitirá preparar o Plasma Mobile para o mundo real e integrá-lo perfeitamente com um dispositivo comercial pela primeira vez. O Librem 5 fará o Plasma Mobile brilhar da maneira que merece.

Você vai comprar o smartphone Librem 5?

Ter um dispositivo verdadeiramente livre e de código aberto, orientado para a privacidade em nossas mãos soa bem em ler e dizer, mas olhando para o que aconteceu com a visão da Canonical  em relação ao Ubuntu Phone e a Convergência, temos nossas dúvidas de que o KDE e o Purism conseguirá criar um negócio rentável para smartphones.

O mercado já está saturado com inúmeros dispositivos Android, que também são alimentados pelo Linux, bem como o iPhone, que é muito popular em muitas partes do mundo, então precisamos ser realistas e nos perguntar “quem comprará o Librem 5 smartphone com o KDE Plasma Mobile?” Se você quer comprar um, confira a campanha de crowdfunding do Purism.

Comprar um Librem 5 Anúncio do KDE

Comentários