in

KDE Frameworks 5.76 lançado com melhorias para Plasma Desktop e aplicativos

O Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.76.0, uma nova versão de sua coleção de mais de 70 bibliotecas complementares ao Qt. Assim, ele fornece uma ampla gama de funcionalidades comumente necessárias para a área de trabalho e aplicativos Plasma. Como esperado para uma atualização mensal, o KDE Frameworks 5.76 vem com várias melhorias e correções de bugs projetadas para tornar sua experiência de desktop Plasma mais agradável, estável, segura e confiável.

Os destaques incluem suporte para arquivos PSD de 16 bits para miniaturas e visualizações em todos os aplicativos KDE, suporte completo para a biblioteca KIO para preservar atributos estendidos durante operações comuns de manipulação de arquivo, bem como a capacidade de as caixas de diálogo Abrir/Salvar de arquivo manipular corretamente os nomes de arquivo contendo o caractere “#” e para redirecionar os usuários para uma pasta existente, em vez de mostrar uma mensagem de erro ao tentar criar uma com o mesmo nome.

KDE Frameworks 5.76 lançado com melhorias para Plasma Desktop e aplicativos

KDE Frameworks 5.76 lançado com melhorias para Plasma Desktop e aplicativos

Várias melhorias estão presentes para aplicativos baseados em Kirigami, como suporte para itens de lista arrastáveis para usar o cursor de mão agarrável quando o cursor é passado sobre eles, melhor suporte RTL (direita para esquerda) para o layout da barra lateral e centralização horizontal para ícones em barras laterais recolhidas.

Além disso, os botões de ferramentas em aplicativos baseados em Kirigami e em QML agora indicam visualmente quando eles têm o foco do teclado e agora é possível fechar planilhas em aplicativos baseados em Kirigami usando a tecla Escape. Além disso, as caixas de combinação no Kirigami e em outros aplicativos baseados em QML agora usam a cor correta, se tiverem itens suficientes para serem roláveis.

No que diz respeito aos atalhos de teclado, o KDE Frameworks 5.76 melhora os miniaplicativos Plasma que possuem atalhos. Eles estão ativos para desativação ao usar o mesmo atalho, exceto para o miniaplicativo da bandeja do sistema, que precisa de mais trabalho. Também para miniaplicativos Plasma, seus cabeçalhos agora usam as cores corretas do tema Breeze Dark Plasma. Além disso, agora é possível fechar os pop-ups de comboboxes editáveis clicando fora deles.

Entre outras melhorias, há:

  • suporte para o recurso de correspondência de colchetes no Kate;
  • KDevelop e outros aplicativos baseados em KTextEditor vão combinar colchetes angulares;
  • remoção de contornos borrados dos controles deslizantes na área de trabalho do Plasma;
  • e o cabeçalho da barra lateral do Plasma Discover não cobre mais parcialmente o primeiro alguns itens na lista da barra lateral.

O KDE Frameworks 5.76 também melhora:

  • o painel Locais no gerenciador de arquivos Dolphin;
  • as caixas de diálogo de arquivo e vários outros locais para incluir entradas para as pastas Música, Imagens e Vídeos por padrão;
  • tornando o texto da legenda em vermelho no miniaplicativo Discos e Dispositivos da bandeja do sistema mais legível para dispositivos sem muito espaço livre em disco.

Por último, esta versão remove os arquivos ignorados no número total de arquivos impressos no final de uma notificação para operações de movimentação ou cópia de arquivo. Do mesmo modo,  faz a visualização de diferentes itens nas caixas de diálogo Abrir/Salvar de arquivo. Assim, sempre atualiza corretamente durante a visualização painel está aberto e movendo o mouse.

Entre as correções de bugs, o KDE Frameworks 5.76 corrige:

um problema que impedia que os itens atualizados de store.kde.org através do gerenciador de pacotes do Plasma Discover ou da janela Get New [Thing] fossem atualizados na próxima vez que você verificasse atualizações, bem como um travamento comum que ocorreu quando o usuário instalou ou atualizou temas usando o Plasma Discover ou Get New [Thing].

  • Também corrigiram um vazamento de memória no editor de texto Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor;
  • um bug na sessão do Plasma Wayland que fazia o KRunner consumir mais recursos da CPU do que o necessário;
  • e uma falha comum nas configurações do sistema que ocorria ao abrir vários QML- páginas baseadas.

Para mais detalhes, verifique o changelog completo.

Os pacotes do KDE Frameworks 5.76 devem em breve chegar aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares. É o caso do KDE neon, Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed.