KDE Frameworks 6.2 lançado

Desenvolvedores do KDE corrigem cinco travamentos no plasma
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

E para usuários do desktop KDE acaba de chegar a nova versão do KDE Frameworks 6.2 que acaba de ser lançado. Esta é a segunda de três atualizações do KDE Frameworks para preparar os usuários do Plasma para o próximo ambiente de desktop KDE Plasma 6.1. O Projeto KDE fez o anúncio de lançamento. Assim, o KDE Frameworks 6.2 é a mais recente atualização estável. São mais de 70 bibliotecas de complementos para o Qt. São várias funcionalidades essenciais para o ambiente de desktop KDE Plasma e aplicativos do KDE.

O ciclo de lançamento mensal do KDE Frameworks continua. Por isso, o KDE Frameworks 6.2 tenta padronizar o raio de cantos arredondados em todos os elementos da interface do usuário com tema Breeze, que também chegará na próxima versão do KDE Plasma 6.1. Por outro lado, adiciona versões simbólicas adequadas para vários ícones do Breeze nos tamanhos de 16px e 22px.folder-encryptedfolder-decryptedfolder-music

O KDE Frameworks 6.2 também adiciona vários autotestes. Isso garante que a montagem de diferentes tipos de sistemas de arquivos funcione como se quer. Além disso, adiciona a contraparte QtWidgets ao componente popular e implementa suporte para o portal para o software de gerenciamento de senhas KWallet para permitir que os aplicativos Flatpak o usem.KContextualHelpButtonKirigami.ContextualHelpButtonorg.freedesktop.impl.portal.Secret

Por outro lado, a versão KDE Frameworks 6.1 trouxe várias melhorias importantes, incluindo o suporte aprimorado para acessar arquivos WebDAV através do gerenciador de arquivos Dolphin1. Isso inclui a exibição correta dos tempos de modificação dos arquivos, o que é uma melhoria significativa para os usuários que dependem dessa funcionalidade para gerenciar seus arquivos de forma eficiente.

Além disso, a regressão que impedia a descriptografia de discos criptografados por LUKS foi resolvida. Os aplicativos do KDE que utilizam a estrutura Solid agora podem descriptografar esses discos sem problemas1. Essa correção é particularmente importante para a segurança e privacidade dos usuários, pois garante que eles possam acessar seus dados criptografados de maneira confiável.

Essas atualizações são recomendadas para serem retroportadas para a versão KDE Frameworks 6.1 também por distribuições Linux, o que indica que os desenvolvedores de distribuições podem aplicar essas melhorias em versões anteriores para beneficiar os usuários que ainda não atualizaram para a versão mais recente1.

KDE Frameworks 6.2 lançado

KDE Frameworks 6.2 lançado

A versão 6.2 do KDE Frameworks incorpora diversas melhorias na interface do usuário. Entre elas, está a otimização dos ícones do tema Breeze, que agora adaptam suas cores de forma eficaz ao se aplicar esquemas de cores alternativos. Além disso, houve a inclusão de ícones distintos para uma gama ampliada de arquivos de mídia, eliminando o uso de ícones genéricos como o alto-falante simbólico ou a tira de filme em casos onde não se identifica um ícone específico para o formato em questão.

Outra novidade é a agilização na troca de esquemas de cores, proporcionando uma resposta quase imediata, o que promete aprimorar o desempenho de certos efeitos visuais do KWin.

Também foi corrigido um erro no framework Kirigami, que fazia com que alguns elementos da interface do usuário exibissem cores incorretas ao se utilizar esquemas de cores claras e escuras combinados. Além disso, um dos problemas mais frequentes que causava falhas no serviço de indexação de arquivos Baloo foi solucionado, bem como uma falha incomum onde o KIO poderia consumir toda a memória disponível ao tentar, sem sucesso, processar solicitações HTTP em determinadas situações.

Por último, o KDE Frameworks 6.2 corrige alguns problemas estranhos com botões de ajuda contextual que abrem dicas de ferramentas explicativas quando clicados exibindo um espaço no lado direito de suas dicas de ferramentas.

Confira o changelog completo para obter mais detalhes sobre as correções de bugs/falhas e melhorias implementadas nesta nova versão do KDE Frameworks, que em breve chegará aos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU/Linux favorita.

O KDE Frameworks 6.2 é a segunda atualização do KDE Frameworks para preparar os usuários para o próximo lançamento do ambiente de desktop KDE Plasma 6.1, que será lançado em meados de junho de 2024 com o recurso de sincronização explícita altamente antecipado. Até lá, o Projeto KDE planeja lançar mais uma atualização, ou seja, o KDE Frameworks 6.3, em 7 de junho de 2024.