KDE Frameworks 6.3 tem várias melhorias na Interface do Usuário e correções de bugs

KDE Frameworks 6.3 tem várias melhorias na Interface do Usuário e correções de bugs
KDE corrigiu muitos bugs com o Plasma 5.25.1 e mais correções estão a caminho

O KDE Frameworks 6.3 acaba de ser anunciado pelo Projeto KDE. Portanto, esta é mais uma atualização para esta coleção de mais de 70 bibliotecas de complementos para o Qt. O KDE Frameworks fornece grande número de funcionalidades necessárias para o ambiente de desktop KDE Plasma e aplicativos do KDE.

O KDE Frameworks 6.3 melhora a renderização de imagens SVG (Scalable Vector Graphics) em telas que usam um fator de escala fracionário. Isso deve levar à redução do desfoque, melhora os aplicativos baseados em QtQuick- e QtWidgets, revisando visualmente as pequenas caixas de diálogo na janela e barras de comando, respectivamente.

Esta atualização aprimora os ícones exibidos nas caixas de diálogo da área de trabalho do Plasma e nos aplicativos, utilizando ícones coloridos normais. Além disso, melhora a funcionalidade de clique nas caixas de seleção da caixa de diálogo que permite selecionar quais janelas e telas compartilhar. Também ajusta alguns ícones do Breeze para que suas cores sejam corretamente adaptadas ao usar um esquema de cores escuras.

Além disso, a nova versão do KDE Frameworks aprimora os elementos utilizados na área de trabalho do Plasma para recolorir corretamente as imagens SVG, independentemente do esquema de cores aplicado. Isso garante que o gato CatWalk seja exibido corretamente ao usar temas globais mistos, como o Breeze, que combinam elementos claros e escuros.

KDE Frameworks 6.3 tem várias melhorias na Interface do Usuário e correções de bugs

O KDE Frameworks 6.3 também corrige um longo travamento ao acessar a página de Pesquisa de Arquivos nas Configurações do Sistema devido ao indexador de arquivos estar sob carga pesada, o pop-up “Escolha sua opção de instalação” nas janelas “Obter nova [coisa]”, que quebrou novamente ao atualizar para o Qt 6.7, bem como pesquisar no iniciador de aplicativos Kickoff.

Entre outras mudanças notáveis, o KDE Frameworks 6.3 adiciona ícones simbólicos como links simbólicos para ícones monocromáticos existentes, remove ícones simbólicos de processos de trabalho recentemente adicionados, implementa a verificação completa de links simbólicos durante a criação de recursos para ícones do Breeze e melhora o suporte ao Qt 6.7 em diversos componentes.

Outros detalhes

Confira as notas de versão para obter mais detalhes sobre as alterações incluídas nesta atualização. Enquanto isso, se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma, é altamente recomendável que você atualize para os pacotes do KDE Frameworks 6.3 assim que eles chegarem aos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU/Linux.

A próxima atualização do KDE Frameworks, v6.4, está planejada para 12 de julho de 2024. Até lá, estamos esperando o grande lançamento do ambiente de desktop KDE Plasma 6.1 com seu suporte explícito à sincronização de GPU e outros novos recursos no final deste mês, em 18 de junho.