KDE lança Kongress, um novo aplicativo de calendário de conferências

Esta é a primeira atualização do KDE Applications em 2021.

KDE lança Kongress, um novo aplicativo de calendário de conferências

O Projeto KDE acaba de anunciar a chegada da atualização dos aplicativos em fevereiro de 2021. E a grande novidade é que o KDE lança Kongress, um novo aplicativo de calendário de conferências. Ele faz parte, portanto, do KDE Applications 20.12.2. Ele surge bem a tempo do evento gratuito FOSDEM deste ano.

O novo aplicativo chamado Kongress atua como um companheiro de conferência para permitir que você navegue pelo calendário, mantenha palestras favoritas e defina notificações para essas palestras. Do mesmo modo, é possível fazer o ajuste os horários de acordo com o fuso horário local. As conferências podem ser organizadas por dia, por categoria ou na íntegra.

Conheça o Kongress, um novo aplicativo que o KDE lança para acompanhar andamento de conferências

O Kongress foi projetado para funcionar em plataformas desktop e móvel. Então, se você tiver um telefone PinePhone Linux com Plasma Mobile UI, ele também pode ser instalado lá se for mais conveniente de usar.

O Projeto KDE também estará presente no FOSDEM 2021, que acontece online por conta da pandemia. Se você quiser dizer olá aos desenvolvedores que tornam a área de trabalho e aplicativos do Plasma incríveis todos os dias, você pode visitar o canal Matrix em  # kde-stand: fosdem.org.

Outros aplicativos do KDE com melhorias

A atualização dos Apps do KDE para fevereiro de 2021 também traz melhorias para vários outros aplicativos, como o gerenciador de arquivos Dolphin. Ele relata corretamente o número de arquivos disponíveis em discos formatados com um sistema de arquivos Linux não padrão, como NTFS. Do mesmo modo, permite descompactar vários arquivar arquivos simultaneamente através do item do menu de contexto. O Dolphin agora também apresenta um novo atalho de teclado (Ctrl + Alt + C) para acessar a ação “Copiar caminho do arquivo” em vez de Ctrl + Shift + C, que é usado para a ação “Copiar” no painel de terminal embutido, e torna a ação “Adicionar pasta de rede” visível novamente na barra de ferramentas para usuários que usam o KDE Frameworks 5.78 ou posterior.

O utilitário de captura de tela do Spectacle também foi atualizado com a capacidade de fazer capturas de tela de regiões retangulares em configurações de tela tripla e suporte para alterar o formato de arquivo de captura de tela padrão ao usar um idioma diferente do inglês. Além disso, Spectacle não é mais executado em segundo plano se você cancelar a captura de tela de uma região retangular usando o atalho Meta + Shift + PrintScreen.

Também melhorado nesta versão é o reprodutor de música Elisa, que recebeu um monte de correções para permitir que você adicione streams de rádio novamente e faça o botão “Mostrar faixa atual” funcionar novamente. Além disso, o Elisa não deve mais travar ao enfileirar uma música acessada usando a visualização do navegador do sistema de arquivos ou ao passar para a próxima música.

Mais novidades

A atualização dos Aplicativos do KDE para fevereiro de 2021 atualiza a caixa de diálogo Abrir do visualizador de documentos do Okular para mais uma vez usar como padrão “Todos os arquivos” em seu filtro de tipo de arquivo quando estiver sendo usado em outro ambiente de área de trabalho diferente do Plasma. Já o recurso “Lembrar tamanho da janela” do Konsole pode ser desligado novamente.

Vários outros travamentos foram corrigidos também para melhorar aplicativos como o gerenciador de arquivos Ark ou Umbrello IDE.

Para obter mais detalhes, você pode verificar o changelog completo. Enquanto isso, procure os pacotes do KDE Applications 20.12.2 nos repositórios estáveis ??de software de sua distro para atualizar suas instalações e aproveitar as melhorias.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

instagram-adiciona-recurso-para-recuperar-conteudo-excluido-por-engano

Instagram adiciona recurso para recuperar conteúdo excluído por engano

Gere códigos QR com esta ferramenta de código aberto

Gere códigos QR com esta ferramenta de código aberto